Maestro Tranquilino: vanguarda e abolicionismo…
======================================
Batuta em família
…sob o olhar de Jorge Ramos
==============================================

Deu na coluna Boa Terra, assinada pelo jornalista Valdemir Santana, na Tribuna da Bahia:
——————————————————————————–

BATUTA EM FAMÍLIA

Jorge Ramos não é sequer descendente do maestro Manoel Tranquilino Bastos, mas, ao casar com Ana Maria Ramos, que é da família do músico, conheceu a história do cachoeirano que lutou contra a escravidão no Brasil e deixou mais de 700 composições eruditas, além de criar várias orquestras na Bahia. Ficou tão empolgado que escreveu o livro “O Semeador de Orquestra – História de um maestro abolicionista”.
O lançamento começa em Salvador, no Foyer do “Teatro Irdeb” da TV Educativa da Bahia, dia 13, e no dia 15 tem novo evento no “Pouso da Palavra”, na Praça da Aclamação, em Cachoeira. Jorge é jornalista e professor universitário. Atualmente é diretor da Central de Jornalismo, do Irdeb, e já atuou em Angola, na formação e qualificação de jornalistas.
Com jeito enfático, Jorge fala entusiasmado sobre o perfil de Tranquilino, que morreu em 1935. Comenta desde a luta política pela libertação dos escravos, passando pelo talento em compor músicas modernistas, até sutilezas da importância que teve em sua época. “Veja que o maestro, morando em Cachoeira, recebia folders das lojas de Paris, detalhando novos instrumentos musicais. E tudo vinha com o nome dele no envelope”, compara.

========================================

BAHIA EM PAUTA subscreve a nota de Valdemir e recomenda vivamente o livro de Jorge Ramos: bom jornalista, dignidade em pessoa, pesquisador estudioso da história, pessoas e coisas da Bahia, e sabe o que diz.

Acima de tudo, Jorginho é generosa figura humana, dessas que de fato vale a pena conhecer, conviver ou simplesmente ler.

(Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • outubro 2011
    S T Q Q S S D
    « set   nov »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31