out
08


====================================

Claudio Leal

Para o Bahia em Pauta

Aos 87 anos, Charles Aznavour acaba de lançar um novo álbum, “Toujours”. Nesta quinta-feira, 6 de outubro, encerrou a primeira série de apresentações do disco, no tradicional Olympia, em Paris. Bem. Essa longevidade não espanta – simplesmente porque eu e você ainda não sabemos viver sem ele. Desde as suas mais antigas canções – “Sa jeunesse”, “Hier Encore” e “La Bohème”, vale lembrar – esse poeta e “chansonnier” parece disposto a nos restituir a poética dos vinte anos. E de seu vigor idealizado. “Eu tinha vinte anos. E não me venham dizer que essa é a mais bela idade da vida”, cravou o escritor Paul Nizan. Ele pode estar certo, mas, quando coçar uma dúvida, ainda haverá Aznavour para nos conduzir ao nosso antigo endereço, onde os neóns são mortos e já não se pode reconhecer nem o muro nem a rua.

No recém-lançado “Toujours”, Aznavour supera o passadismo com a belíssima letra de “Va”, certamente a obra-prima da sua lira de oitenta anos: “Vá, sem remorso, nem rancor/ Quando uma felicidade morre/ Uma outra precisa nascer”. Rosane Santana, a quem dedico esta “página musical”, deve concordar: o parisiense-armênio Shahnour Aznavourian prova que a grande canção não morreu.

“Va, ne te retourne pas
La vie qu’est devant toi
Est porteuse de chance.
Va, il en est encore temps
Ce que diront les gens
N’a aucune importance.
Va, sans remords, ni rancoeur
Quand un bonheur se meurt
Il faut qu’un autre naisse.
Va, où t’espère l’amour
Pour t’offrir sans détour
Ses secrets de jeunesse”.

Claudio Leal , jornalista baiano, recentemente entrevistou Aznavour em São Paulo

Be Sociable, Share!

Comentários

rosane santana on 8 outubro, 2011 at 19:28 #

Cláudio, obrigada pela delicadeza da lembrança. As grandes canções, de fato, não morrem, e as francesas, então, jamais.bjs


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • outubro 2011
    S T Q Q S S D
    « set   nov »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31