Dilma em Bruxelas: experiencia em crises/Reuters-TSF
========================================
DEU NO PORTAL PORTUGUÊS TSF

A presidente do Brasil afirmou, esta terça-feira em Bruxelas, que a União Europeia necessita mais de «um consenso político» do que recursos financeiros para superar a atual crise que afeta vários países da Zona Euro.

«Como dizem alguns, não se trata de uma questão de falta de recursos financeiros. Trata-se sim da construção de um consenso político em torno da recuperação», declarou Dilma Rousseff à imprensa, depois de questionada sobre a forma como o Brasil poderá ajudar a UE a sair da crise.

A presidente brasileira participou esta terça-feira na V CúpulaUE-Brasil e deixou claro aos presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da Comissão Europeia, Durão Barroso, que a Europa «pode contar com o Brasil» para fazer frente às suas dificuldades econômicas.

«[No G20] vão ser muito importantes todas as medidas de gestão macroeconómica e de expansão da regulamentação sobre as unidades financeiras» para superar a crise financeira internacional, disse Rousseff, à saída da cerimónia de inauguração da exposição Europália, no Palácio das Belas Artes de Bruxelas.

Quanto à possibilidade de ajuda brasileira, Dilma Rousseff acrescentou que a ideia é compartilhar a experiência que o país possui, a lembrar que os brasileiros já enfrentaram crises parecidas em décadas anteriores.

«Nós temos uma experiência muito complexa nessa área da crise. Sabemos o que significa crise bancária, sabemos o que significa crise da dívida e sabemos o que significam políticas de espiral descendente, em que o ajustamento orçamentário contribui, por uma razão matemática, para a redução do produto interno bruto (PIB) e, no caso do Brasil, você reduzia o PIB e aumentava a dívida», ressaltou.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • outubro 2011
    S T Q Q S S D
    « set   nov »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31