Rabbani:bomba na mansão em Cabul
==================================
O ex- presidente afegão Burhannudin Rabbani, encarregado pelo governo de negociar a paz com os talibãs, foi morto hoje em sua casa por um homem-bomba suicida que levava explosivos escondidos no turbante, segundo informou um responsável da polÃcia. A notÃcia é manchete da edição online do jornal Diário de NotÃcias, de Lisboa.
Mohammad Zahir, diretor de investigação criminal da polÃcia de Cabul, disse que o bombista entrou na residência de Rabbani, em Cabul, no inÃcio da noite e accionou os explosivos.
Quatro guarda-costas do ex-presidente também morreram no atentado e um conselheiro presidencial, Masoom Stanekzai, ficou ferido, segundo a mesma fonte.
A residência de Burhannudin Rabbani situa-se num bairro luxuoso da capital afegã, onde ficam numerosas embaixadas e que foi alvo de uma série de ataques dos talibãs na quarta-feira passada.
Rabbani, de etnia tajique, foi um dos lÃderes da resistência à invasão soviética do Afeganistão nos anos 1980.
Presidente entre 1992 e 1996, foi deposto e expulso de Cabul pelos talibãs, passando a liderar a Aliança do Norte até à intervenção militar liderada pelos Estados Unidos que em 2001 pôs fim ao regime talibã.