MUNCAB: diálogo com várias culturas
===================================================

O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), localizado na Rua do Tesouro, Centro Histórico da capital baiana, realiza esta noite de terça-feira, 13 , no Museu Nacional de Brasília, situado no setor Cultural Sul, da Esplanada dos Ministérios, no lote dois, a abertura da exposição “Primeira Coleção de Um Acervo Em Construção”. Com visitação gratuita e curadoria de Emanoel Araújo, a exposição ficará aberta ao público até 23 de outubro, das 09h00min às 18h30min expondo, em primeira mão, a primeira coleção de um acervo em construção e realizando seminários sobre a importância da consolidação de um museu nacional sobre a cultura afro-brasileira. O evento irá contar com a presença de importantes autoridades governamentais, artistas, políticos e intelectuais do cenário brasileiro.

Desde dezembro de 2002, a Bahia teve atendido o apelo de sediar o seu primeiro Museu Nacional, com a missão de conservar, promover e difundir o patrimônio material e imaterial da contribuição dos afro-descendentes à criação da diversidade cultural.

Em novembro, com a participação do IBRAM e recursos do FNC, o Museu Nacional Da Cultura Afro-Brasileira abrirá suas portas ao público. A instalação do MUNCAB, fundamental para recuperar a função cultural do Centro Histórico, consagra o primeiro Museu Nacional da Bahia. ” O MUNCAB vai dialogar com as diversas culturas, não só baianas e brasileiras, nem somente africanas e da diáspora afro-atlântica, mas planetária, onde se encontrem todos os homens interessados em conhecer suas origens e refletir seus destinos”, afirma o poeta e compositor José Carlos Capinan, presidente da AMAFRO, instituição responsável pela instalação do museu.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2011
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    2627282930