Italianos nas ruas: revolta “contra todos”
=============================================

Milhares de italianos começaram a concentrar-se em Roma nesta terça-feira, em protesto contra o plano de austeridade do Governo que será debatido no Senado, num dia em se cumpre uma greve geral convocada pela principal confederação sindical italiana.

“É um plano que este país não merece. Estamos à beira do abismo e precisamos de um governo responsável”, disse a secretária-geral da maior confederação sindical italiana, CGIL, Susanna Camusso.

Para além de Roma, estavam previstas manifestações em centenas de localidades italianas marcadas para o início da manhã de hoje. As agências internacionais contavam 10 mil manifestantes em Florença e alguns milhares em Génova.

A adesão à greve, que deverá durar oito horas, afeta particularmente o setor dos transportes, com atrasos e cancelamentos de ligações aéreas, de trens, onibus, metrô e barco, mas também os hospitais e as estações de correios. Vários locais turísticos, como o Coliseu de Roma, assim como escritórios do Governo, estão fechados devido às manifestações.

Porém, algumas confederações sindicais menores e moderadas não quiseram fazer parte da greve geral, afirmando que não vale a pena protestar contra empregadores quando todos os empregos estão em perigo.

A CGIL desencadeou um movimento de protesto contra o plano de austeridade, adotado de urgência a 12 de Agosto pelo Governo de Silvio Berlusconi, classificando-o de “injusto e mau” e afirmando que põe em causa o direito ao trabalho, facilitando as demissões.

O debate do plano, cuja aprovação deverá permitir à Itália alcançar o equilíbrio orçamental em 2013 em vez de 2014, segundo o Governo, começou por volta das 16h30 locais (15h30 em Lisboa), no Senado. O Governo pretende ver o plano aprovado antes de meados de Setembro.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2011
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    2627282930