ago
24

Deu no IG

O líder líbio Muamar Kadafi conclamou nesta quarta-feira a população a lutar “até a vitória ou a morte”, um dia depois de rebeldes terem tomado seu quartel-general na capital, Trípoli. Kadafi, cujo paradeiro é desconhecido, fez a declaração em uma mensagem de áudio divulgada por uma rádio do país.

“Convoco os moradores de Trípoli – jovens, velhos e brigadas armadas – a defender a cidade, limpá-la e pôr um fim aos traidores, expulsá-los”, disse Kadafi. “Essas gangues querem destruir Trípoli. Eles são a maldade. Temos de lutar contra eles.”

Em uma entrevista reproduzida pela TV Al-Urubah (favorável ao regime), Kadafi pediu que tribos e habitantes de outras cidades socorram a população da capital. “Convoco às tribos de Sebha, Beni Oualid, Feran, Yufra e Anwaset para que ajudem a limpar a capital. Vocês devem tomar Trípoli e varrê-la para eliminar os ratos”, afirmou.

Kadafi disse também que o seu quartel-general foi arrasado não pelos rebeldes, mas por 64 ataques aéreos conduzidos pela Otan, que realiza bombardeios em território líbio em cumprimento de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU.

Na terça-feira, centenas de rebeldes líbios tomaram o quartel-general de Kadafi na capital, após intensos combates. O porta-voz do governo líbio, Moussa Ibrahim, disse que as forças leais a Kadafi deixaram o complexo de Bab al-Aziziya porque ele não serve mais a propósitos militares ou estratégicos.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos