ago
06
Postado em 06-08-2011
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 06-08-2011 12:50


A moça do apagão, salva do suicídio
==================================

Praça Castro,Salvador, Bahia
Fotos GILDO LIMA
=================================================

Neste sábado , 6 de agosto de 2011, o reporter fotográfico Gildo Lima festeja 60 anos de idade em Salvador e o Bahia em Pauta, a começar por seu editor, levanta-se da poltrona como o famoso bonequinho do cinema de O Globo, para abraça-lo e aplaudir de pé.

Apesar de saber que o aniversariante, em sua extrema modéstia e simplicidade de bom pernambucano nascido em Serra Talhada, ficará morrendo de vergonha com os elogios, é preciso destacar e exaltar o talento e os méritos deste incrível profissional da imagem jornalística. Afinal, ele fotografou a Bahia e sua gente como poucos nas últimas décadas.

Acompanho sua trajetória há muitos anos, desde que Margarida, lá pelos anos 70, me chamou a atenção para “aquele fotógrafo humilde mas fora de série no jornal A Tarde”. Batata!, como dizem os pernambucanos.

Então eu chefiava a redação do Jornal do Brasil na Bahia e arrisquei o convite para Gildo se mudar para o JB. Ele topou e a escolha se revelaria perfeita, tão completa era a combinação do perfil do fotógrafo com o inovador , criativo e nacionalmente presente JB da época. Com ele tive experiências humanas e jornalística fantasticas ao longo de anos no JB, na Veja e em A Tarde, mais recentemente, para onde ele retornou.

Lembro hoje, com emoção, da nossa procura por Anália, juntos, em Maracangalha e Candeias, quando o Jornal do Brasill resolveu mostrar onde estava e o que fazia a musa eterna de Dorival Caymmi. Como esquecer de Gildo no meio do tiroteio entre policiais militares e fuzileiros navais no bairro da Calçada, na greve da PM baiana que assombrou o País, tudo registrado em imagens corajosas e de força dramatica e informativa invejáveis. E a premiadissima fotografia da ave que pousou no microfone no qual o então arcebispo de Salvador e cardeal Primaz do Brasil, Dom Avelar Brandão Vilela, pregava durante a celebração em louvor a São Francisco, no Parque da Cidade, em Salvador. E a moça em cima do poste que desesperada tentava se suicidar, deixou parte da capital sem luz, mas acabou salva!

Tudo sob a lente incrível do fotografo fora de série. Tão incrível quanto a figura humana que é Gildo Lima, marido da educadora Judite, pai da jornalista Anna Carolina Lima e de meu afilhado Miguel Angelo.

Gildo, meu compadre, a Bahia, Pernambuco e o País agradecem por você existir. O Bahia em Pauta e o jornalismo batem palmas na festa de seus 60 anos.

Parabéns!!!

(Vitor Hugo Soares, editor)

Be Sociable, Share!

Comentários

Ivan de Carvalho on 6 agosto, 2011 at 17:23 #

Gildo,
Aproveito os justos e exatos elogios de Vitor Hugo para acrescentar o meu abraço. Fui, também no JB, testemunha direta do seu talento e de tudo quanto disse o editor do Bahia em Pauta sobre a pessoa que você é.


Washington on 29 agosto, 2011 at 17:58 #

Vitor,

Acrescente à lista de trabalhos de Gildo, colaborações para a revista Placar. Além de excelente fotógrafo, é muito boa gente. Nos divertíamos muito na saudosa sucursal da Editora Abril, no Parque Cruz Aguiar. Parabéns Gildo


fred passos on 16 setembro, 2013 at 17:06 #

Gildo lima, grande colega, excelente profissional e um grande ser humano.
Abraço!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos