ago
02
Postado em 02-08-2011
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 02-08-2011 13:02


===============================================

Ludmila Duarte

O cineasta baiano Glauber Rocha, morto em 1981 e diretor de filmes emblemáticos, como Terra em Transe, receberá uma série de homenagens no Senado Federal durante o mês de agosto – com programações especiais elaboradas pela TV e pela Rádio Senado e mais uma sessão especial, no dia 23, em plenário, requerida por Lídice da Mata (PSB), diante da presença confirmada de familiares do cineasta.

“Foi o maior cineasta baiano, um dos maiores do Brasil, reconhecido internacionalmente, e que abordou de forma muito particular a história do sertão brasileiro”, explica Lídice, acrescentando que, estudante, assistia aos filmes de Glauber Rocha no Cineclube da Escola de Economia da Ufba, em plena ditadura militar – que acabou perseguindo o cineasta por considerá-lo subversivo e forçando-o ao exílio em 1971.

Programação Três filmes de Glauber Rocha e um documentário serão exibidos pela TV Senado a cada domingo de agosto, a partir do dia 7, sempre às 21 horas, para marcar a passagem de 30 anos de sua morte.

O documentário Redescobrindo o Brasil – Glauber Rocha, dirigido por Maria Maia e produzido pela TV Senado, abre a programação.

Nos domingos seguintes, o público poderá assistir Terra em Transe, Deus e o Diabo na Terra do Sol (de 1963, concorreu à Palma de Ouro em Cannes) e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (rendeu-lhe prêmio de melhor diretor, em 1969, em Cannes).

A Rádio Senado, por seu turno, decidiu ir mais fundo e está preparando, sob a coordenação do jornalista Alcebíades Muniz Neto, um programa especial de 28 minutos baseado na trilha sonora dos filmes do criador do Cinema Novo.

“Vamos analisar a estética do cinema de Glauber Rocha através da sua música”, explica o jornalista. O programa terá entrevistas com a cantora Angela Rô-Rô, o compositor Francis Hime e Sérgio Molicone, professor da Escola de Cinema da Universidade de Brasilia (UNB), entre outros artistas e acadêmicos.

A exibição será nos dias 19, sexta-feira (18 horas), 20, sábado (10 horas) e 21, domingo (17 horas) pelo link www.senado.gov.br/radio.

Família No plenário do Senado, a sessão especial em homenagem a Glauber Rocha será dia 23, terça-feira, às 14 horas, com as presenças confirmadas da mãe do cineasta, dona Lúcia Rocha, e de sua filha Paloma Rocha.

No dia seguinte (24), às 19 horas, o auditório do Senado exibirá o filme O Leão de Sete Cabeças, primeira produção de Glauber Rocha no exílio – filme em que Pablo, guerrilheiro latino-americano, e Zumbi, líder negro rebelde, unem-se para libertar o continente africano a ferro, fogo e sangue.

Os filmes exibidos pela TV Senado podem ser assistidos em todo o País pelos canais de TV de assinatura 07 NET, 118 SKY, 183 TVA, 903 OI e 121 via Embratel. Em Salvador, também pelo canal 53 UHF. No dia 22 de agosto se completam 30 anos da morte de Glauber, nascido em Vitória da Conquista em 24 de março de 1939. Foi um dos integrantes mais importantes do Cinema Novo.

Três filmes de Glauber Rocha e um documentário serão exibidos pela TV Senado a cada domingo de agosto A Rádio Senado está preparando um programa especial baseado na trilha sonora dos filmes dele No plenário do Senado, a sessão especial será dia 23, às 14 horas, com a presença da mãe, Lúcia Rocha.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos