Legalidade: Brizola levantou o País…

=============================================
…Ha 50 anos, a partir do Rio Grande do Sul

=========================================

POR BRIZOLA NETO

NO BLOG TIJOLAÇO

Começa hoje (13) à noite — e prossegue até domingo — na Câmara Municipal de Goiânia -o 52º Congresso da UNE, que deve reunir cerca de 10 mil estudantes de todo o país. Estarei lá, por convite da direção da entidade, na cerimônia que vai contar com as presenças do ex-presidente Lula e do ministro da Educação, Fernando Hadad.

O Congresso tem, para mim, além de todo o seu grande significado como porta-voz dos anseios de nossa juventude, um momento muito especial. É que a UNE vai homenagear os 50 anos da Campanha da Legalidade, o movimento que evitou a implantação de uma ditadura no Brasil, em 1961, no qual teve papel decisivo Leonel Brizola, então governador do Rio Grande do Sul, comandando a resistência democrática pela posse do vice-presidente João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros.

Além do meu avô, o então presidente da UNE, Aldo Arantes, também será homenageado por ter transferido, durante a Campanha da Legalidade, a sede da entidade para Porta Alegre e mobilizado os estudantes, em todo o país, em defesa da democracia.

Na programação: debates, seminários, encontros dos movimentos sociais e temas importantes para o desenvolvimento do Brasil serão o objetivo do evento. Na pauta principal, estão as reivindicações de 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal destinados a educação no país.

Quem tem, como o PDT, uma tradição de luta pela educação de qualidade, tem tudo a ver com esses debates, e a Juventude Socialista do partido, por todo o Brasil, se mobilizou para participar e ajudar a UNE a ser, como se cantava nos anos 60, nossa força e nossa voz.

(Postado por Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos