Pagot: expectativa no Congresso
J
===============================================
Já está em andamento o depoimento do ex-diretor do Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot a duas comissões do Senado. A expectativa é que ele ofereça explicações sobre denúncias de corrução envolvendo a autarquia.

Depois de Pagot insinuar que poderia distribuir ataques no Congresso, porém, nem o governo nem a base aliada esperam mais um depoimento bombástico, com revelações que possam causar uma nova crise. Até agora tem sido uma mera leitura relatorial e monótona de Pagot, que já provoca protestos da oposição, a exemplo do senador Alvaro Dia (PSDB-PR).

Pagot deixou o Dnit junto com parte da cúpula do Ministério dos Transportes após denúncia de corrupção dentro da pasta. Na quarta-feira, o então ministro Alfredo Nascimento também acabou demitido diante de novas acusações. Cotado para substituí-lo, o senador Blairo Maggi (PR-MT) saiu em defesa de Pagot. Os dois são aliados no Mato Grosso.

Ao longo da semana passada, surgiram declarações na imprensa de que Pagot comprometeria o ministro Paulo Bernardo (Comunicações), que no governo Lula comandou o Planejamento. Em conversa com interlocutores ontem, Pagot afirmou que hoje irá se restringir a questões técnicas do Dnit: “Vou tratar das coisas do Dnit. O resto é invencionice”, disse ele.

A expectativa por declarações bombásticas de Pagot ficou ainda mais reduzida na noite de ontem, quando a presidenta Dilma Rousseff ratificou Paulo Sergio Passos, ex-secretário-executivo dos Transportes e ministro interino, como titular da pasta. Passos é escolha de Dilma, mas também representará uma continuidade de domínio do PR na pasta.

Pagot deve se restringir a depoimentos sobre questões técnicas do cargo, citando que relações com o ministro dos Transportes e o então ministro do Planejamento, Bernardo, faziam parte da rotina de trabalho da autarquia. No caso do Planejamento, as discussões passavam pela liberação de recursos do Orçamento e contingenciamentos periódicos da pasta.

(Postado por Vitor Hugo Soares, com informações do portal IG)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos