Passos: PR mantém Transportes nas mãos

============================================

A presidentE Dilma Rousseff resolveu efetivar hoje Paulo Sérgio Passos como ministro dos Transportes, como antecipou o colunista Guilherme Barros. A decisão ocorre na véspera do depoimento do ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infra Estrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot. Então secretário-executivo da pasta, Passos sempre foi o favorito para ficar com a vaga de Alfredo Nascimento, demitido na semana passada após denúncias de corrupção na pasta. Ele, no entanto, não tinha aval do PR, dono dos Transportes desde 2003.

Passos sofria resistência de deputados do PR, sobretudo do grupo ligado a Valdemar Costa Neto (SP) , secretário-geral do partido. No entanto, hoje o líder do PR no Senado, Magno Malta (ES), já havia concordado em efetivar Passos no comando dos Transportes.

Técnico na área, ele filiou-se ao PR em 2006, ainda durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, justamente para servir como opção para a pasta. Na transição para o governo Dilma, a presidente tentou efetivá-lo, mas Alfredo Nascimento quis voltar ao cargo após perder a eleição para o governo do Amazonas.

LIGAÇÕES BAIANAS

Passos, 55, é economista, formado pela Universidade Federal da Bahia, e servidor público federal desde 1973, quando ingressou por concurso público como técnico em planejamento, do Sistema Nacional de Planejamento, lotado no Ministério dos Transportes.

Posteriormente, passou a integrar a carreira de Planejamento e Orçamento.

Além de ter atuado em diferentes cargos no Ministério dos Transportes, também exerceu cargos de destaque no Ministério do Bem-estar Social e no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde foi durante seis anos secretário-adjunto da Secretaria de Orçamento Federal.

É casado com a cantora e compositora Rosa Passos, com quem tem três filhos: Alexandre, jornalista; Leonardo, advogado; e Julianna, formanda em medicina veterinária

(Com informações do IG e UOL)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos