Atenas:protesto não impedem medidas restritivas
================================================
Deu no jornal PÚBLICO ( Portugal)

O Parlamento grego aprovou, na globalidade, o novo plano de correção orçamentária que a União Europeia e o FMI exigiam como contrapartida para Atenas continuar a receber financiamento externo.

O “sim” de 155 deputados permitiu ao primeiro-ministro grego, George Papandreou, aprovar as medidas de correção orçamentaria combinada com os responsáveis internacionais para encaixar 28 bilhões de euros na economia grega até 2015.

Um membro do PASOK (o partido liderado por Papandreou que tem, desde 2009, maioria absoluta no Parlamento precisamente com 155 votos) recusou votar favoravelmente o pacote, mas, em contrapartida ao “não” do dissidente Panagiotis Kouroublis, houve um deputado da oposição que deu o “sim” ao plano de contenção.

Papandreou passou na prova-de-fogo, depois de três dias de duras discussões parlamentares com a oposição e no meio de contestação nas ruas e de uma greve geral de 48 horas. Mas, apesar de poder respirar fundo, o primeiro-ministro tem pela frente novos testes a enfrentar no Parlamento. A discussão em detalhe das medidas vai ser votada a partir de amanhã. E em causa estão pontos como o aumento da carga fiscal ou mais cortes salariais na função pública.

“Podemos escolher entre o défice e a prosperidade. Este [voto] é apenas uma forma de ganharmos tempo para fazer mudanças que precisamos de realizar”, dramatizava Papandreou antes de os deputados fazerem aprovar as medidas.

Para fazer passar o plano de contenção, bastava ao Governo o voto de 151 dos 300 deputados, mas as divisões internas no interior dos socialistas não dava garantias absolutas de que o plano fosse aprovado. Apenas havia a expectativa de ver repetido o sinal de “dever patriótico” (tão repetido por Papandreou) dos socialistas, que, com os seus votos, garantiram o sucesso da moção de confiança ao Governo.

Leia mais sobre o assunto no jornal Público
http://economia.publico.pt/

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • junho 2011
    S T Q Q S S D
    « maio   jul »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930