============================================

“Santo Antonio”, a música do dia, composta por Hermeto Pascoal, é dedicada aos leitores e ouvintes do Bahia em Pauta em geral, apreciadores do que é bom e autêntico na arte e na cultura, mas vai especialmente para Margarida, jornalista revisora deste site blog, que além de tudo isso é devota imbatível do incrível pregador da italiana cidade de Pádua, nascido em Lisboa e, portanto, um dos raros mediadores da igreja católica capazes de entender ,na própria lingua, apelos, preces e louvores dos brasileiros.

Ela saiu cedinho hoje, como acontece todos os anos nesta data, para louvar o glorioso Antonio na igreja erquida no alto da colina da Barra. As vezes muda de caminho e segue para a igreja de Santo Antonio além do Carmo, no bairro histórico do Barbalho, a exemplo do que aconteceu no ano passado, acompanhada da irmã Marcia e deste editor ateu que acredida na força e nos milagres de Antônio.

De volta à música: prestem atenção na abertura e no final de “Santo Antonio”, composição genial de Hermeto, que começa e acaba com a voz da mãe do músico, dona Vergelina Eulália de Oliveira , descrevendo o cortejo do santo de maior devoção e mais popular entre a gente de lingua portuguesa – principalmente do Nordeste – acompanhada de cantos típicos religiosos nordestinos, e por Zabelê e Pernambuco que imitam vozes de crianças pedindo esmolas para os pobres de Antonio.

Magnifica composição, a altura do santo louvado neste 13 de junho.

A música vai também para uma cidade do vale do Rio São Francisco, especial e marcante na vida deste editor: Santo Antonio da Glória.

BOM 13 DE JUNHO E VIVA SANTO ANTONIO!!!

(Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!

Comentários

Gracinha on 13 junho, 2011 at 13:55 #

Salve Santo Antonio!!! que ELE nos proteja sempre.


Maria de Lourdes Siqueira on 13 junho, 2011 at 16:37 #

Em Portugal, há várias trovas em louvor ao santo; uma delas: “Santo Antônio casamenteiro, casamenteiro, pois, dai-me o primeiro marido; o segundo arranjo depois.”


vitor on 13 junho, 2011 at 18:20 #

Maravilha, professora Lourdes! Maravilha mesmo. Mande mais coisas para o BP.

Grande e afetuoso abraço, com a admiração de sempre.

Vitor Hugo


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • junho 2011
    S T Q Q S S D
    « maio   jul »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930