Peruanos festejam em Lima vitória de Humala

====================================================================
Depois de confirmado nas urnas o resultado nas eleições presidenciais deste domingo em seu país, o escritor peruano, Nobel da Literatura, Mario Vargas Llosa, afirmou que “se salvou a democracia” no Peru com a vitória do candidato nacionalista de Ollanta Humala, nas eleições de hoje.

“Foi uma derrota do fascismo, salvou-se a democracia, os peruanos atuaram com responsabilidade, aderiram ao sistema da liberdade da legalidade que queríamos defender”, disse o escritor em declarações, a partir de Espanha, a uma rádio peruana.

Vargas Llosa, que foi candidato presidencial em 1990, aplaudiu a vitória de Humala sublinhando que ganhou a democracia no país. Ollanta Humala venceu a segunda volta das eleições presidenciais com uma vantagem de cinco pontos em relação à candidata da direita, Keiko Fujimori, de acordo com sondagens à boca das urnas.

Para o Nobel da Literatura, que apoiou Humala, “é muito importante que o futuro presidente do Peru dê todos os sinais para reconciliar a família peruana”. Vargas Llosa considerou que Humala venceu graças ao apoio da classe média. A derrota de Keiko Fujimori, de 36 anos, filha do antigo presidente Alberto Fujimori, impediu que voltasse ao Peru uma “ditadura que foi terrivelmente corrompida e sangrenta”.

Os resultados oficiais das eleições de domingo só serão conhecidos na segunda-feira. Porém, já se sabe que o antigo militar e candidato de esquerda Ollanta Humala venceu a segunda volta das eleições presidenciais no Peru com 52 por cento, derrotando a candidata de direita Keiko Fujimori, de acordo com sondagens divulgadas à boca das urnas.

Ollanta Humala, de 48 anos, obteve entre 52,5 e 52,7 por cento dos votos, segundo sondagens divulgadas pelas estações de televisão do Peru pouco depois do fecho das assembleias de voto, às 16:00 locais.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • junho 2011
    S T Q Q S S D
    « maio   jul »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930