Celso Paiva

Direto de Zurique (Suíça)

Em sua primeira entrevista depois de ser eleito para seu quarto mandato à frente da Fifa, o suíço Joseph Blatter afirmou que o “cartão amarelo” para os membros das 208 associações ligadas à entidade máxima do futebol já foi dado e que agora a tolerância será zero em casos de corrupção.

“Eu não espero mais batalhas como a que enfrentamos. Vamos entrar em um novo período de transparência e de controle do sistema. A mensagem que eu dei hoje, como disse, vai para todas as associações. A tolerância zero é para todos. Isso é mais que um aviso, é um cartão amarelo. As medidas que tomamos foram com essa intenção e parece que as associações entenderam. Eles mostraram que queriam votar e foi aprovado pela grande maioria”.

As medidas a que Blatter se referem são três, sendo a principal delas a mudança na escolha das sedes das Copas do Mundo, sendo feita pelas 208 associações ligadas à Fifa, e não apenas pelos 22 membros do comitê executivo da entidade.

Além disso, o suíço sugeriu um fortalecimento do comitê de ética, com a criação de uma área específica para a investigação de denúncias. Por fim, o mandatário pediu a formação de um comitê de soluções, sem especificar a função do novo órgão.

De acordo com o presidente da Fifa, as medidas transformarão a entidade em um órgão mais democrático. “Nós teremos mais pessoas das associações nacionais dando opiniões com esses novos instrumentos. Como disse a presidente da Suíça, gostamos de vocês, mas criem mais transparência. Criaremos mais transparência e seguiremos em frente”.

Blatter disse ainda que ficou feliz com o apoio de 186 votos que recebeu dos 206 possíveis. “Antes tivemos dúvidas se a unidade da Fifa poderia ser mantida, mas no fim, as pessoas ficaram aqui unidas esperando por soluções e agora nós trouxemos algumas soluções”.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • junho 2011
    S T Q Q S S D
    « maio   jul »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930