maio
30

Osmar Sepulveda: professor que deixa saudades

==========================================

Foi sepultado na tarde desta segunda-feira, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, o economista e um dos mestres referenciais da Faculdade de Economia da UFBA nas últimas três décadas, Osmar Sepúlveda. Com 72 anos de idade, Sepúlveda faleceu domingo, em São Paulo, onde fazia tratamento de um câncer abdominal.

O sepultamento às 16 horas teve, além dos familiares, a presença de amigos, professores, ex-alunos e servidores da Universidade Federal da Bahia e de secretarias e órgãos de planejamento e economia do Estado da Bahia, nos quais Osmar Sepúlveda teve participação sempre destacada e brilnante. Era igualmente competente e culto analista de economia e da política na imprensa baiana. Ultimamente era colaborador da Radio Metrópole.

Natural de Serrinha, a cidade do sertão baiano sempre foi uma das suas maiores paixões e era ele um dos principais organizadores e incentivadores do encontro que os serrinhenses realizavam todos os anos na capital. Era apaixonado também pelo Esporte Clube Bahia, o Tricolor de Aço. “Osmar foi um querido amigo meu. Trabalhamos juntos desde 1970, na AGPO e na Fundação de Planejamento CPE e depois na Secretaria Estadual de Planejamento. Culto, sério, trabalhador, idealista, Sepúlveda foi um dos meus melhores amigos, embora não tivéssemos muitos contatos pessoais”. disse comovido o âncora da Radio Metropole e ex-prefeito de Salvador, Mário Kertész ao dar a notícia da morte de Sepúlveda.

Osmar Sepúlveda graduou-se na Faculdade de Economia da UFBA, onde foi um dos mestres mais destacado e reconhecidos ao longo de décadas. Aposentou-se aos 70 anos, mas ainda mantinha forte liderança no Núcleo de Estudos de Conjuntura, programa de pós-graduação da FCE. Ele era membro do Conselho Regional de Economia e um dos mais atuantes e reconhecidos economistas da Bahia e do País.

Bahia em Pauta registra com grande pesar a partida do professor Osmar Sepúlveda, ao lado de quem este editor do BP teve a honra de atuar no reitorado do professor Heonir Rocha na Universidade Federal da Bahia. Saudades e honras para o mestre Sepúlveda.

(Vitor Hugo Soares) .

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos