Seu Nelson: desde que o samba é samba…

=============================================

OPINIÃO CULTURAL / SEU NELSON

Nelson Cavaquinho, 100 anos

Maria Olívia Soares

Para festejar os cem anos de Nelson Cavaquinho, chega às lojas pela EMI o álbum duplo Degraus da Vida, idealizado e produzido pelo jornalista e pesquisador Rodrigo Faour. Com 28 composições do grande sambista, no CD estão as canções mais conhecidas de Seu Nelson, como Folhas Secas, imortalizada na voz de Beth Carvalho, Palhaço, interpretada por Dalva de Oliveira e Sempre Mangueira, em versão de Clara Nunes.

Além disso, o disco também inclui algumas composições raras, como Deus Não me Esqueceu, Sinal de Paz e Depois da Vida. “Ao iniciar a pesquisa para o disco, no final de 2009, eu me deparei com esses sambas menos conhecidos e fiquei bastante surpreso com a qualidade de suas letras. Eles nada devem aos clássicos do Nelson”, disse Faour em entrevista à Folha de São Paulo.

Entre o time de músicos que interpreta as canções e letras cheias de tristeza e sentimento do compositor, estão Elza Soares, Paulinho da Viola, Nora Ney e os ainda poucos conhecidos Germano Batista e Jurema Cavaquinho.
Outro destaque do registro é o encarte, uma verdadeira pérola, além das letras na íntegra inclui uma breve biografia do sambista, assim como a história de cada uma das composições. Esse Rodrigo Faour é danadinho. Outro dia, ele afirmou em entrevista ao Globo: “Vou passar o resto da minha vida fazendo isso, trabalhando pela música brasileira”. Emocionados, agradecemos.

Nelson Antonio da Silva nasceu no Rio de Janeiro, em 28 de outubro de 1911, na rua Maris e Barros, imediações da Praça da Bandeira. Tirou seu sorriso do caminho em 18 de fevereiro de 1986, abraçado a seu violão. Apesar de uma obra vastíssima e bela, deixou à sua companheira, Durvalina, minguada pensão do INSS e uma pequena casa da Cohab, no Jardim América. É assim que o Brasil trata seus filhos mais valorosos, uma pena.

Maria Olívia Soares é jornalista baiana, colaboradora do BP

Be Sociable, Share!

Comentários

Graça Azevedo on 21 Maio, 2011 at 9:22 #

Só de ler o que vc escreveu, já dá vontade de comprar o CD!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos