Apartamento de U$ 4 milhões em nome da mulher
é garantia da fiança para soltar Strauss-Kahn

==============================================

O ex-diretor-geral do FMI, Dominique Strauss-Kahn, foi libertado sob caução e acusado formalmente por um grande júri do estado de Nova Iorque de tentativa de violação a uma empregada de hotel. O anuncio partiu do Ministério Público, divulgado pela agência AFP e já virou manchete dos principais jornas da França e dos Estados Unidos, em suas edições online.

O juiz Michael Obus acedeu a que o acusado aguarde pelo julgamento em liberdade em Nova Iorque, mediante o pagamento de uma fiança no valor de um milhão de dólares. Como garantia, o apartamento que a sua mulher, Anne Sinclair (escritora e jornalista francesa), comprou naquela cidade, por quatro milhões de dólares. Strauss-Kahn entregou ainda os seus passaportes francês e da ONU, e ficará sob vigilância eletrônica.

O representante do procurador de Nova Iorque anunciou ainda, durante a audiência de tribunal em que os advogados de Strauss-Kahn solicitaram mais uma vez que fosse libertado sob fiança, que o grande júri decidiu, com um dia antes do prazo previsto, que havia provas suficientes para avançar com uma acusação contra Strauss-Kahn.

DSK (a sigla pela qual Strauss-Kahn é conhecido em França) encontrava-se preso no centro prisional de Rikers Island, Nova Iorque, depois de ver negado o primeiro pedido para aguardar julgamento em liberdade sob fiança.

Na primeira audiência perante o tribunal penal de Nova Iorque, na segunda-feira, a assistente do procurador, Artie McConnell terá dito, segundo escreve o diário “Le Monde”, que o dossier de acusação não é apenas constituído pelo depoimento da queixosa: “Neste caso, existem provas contra o acusado”.

DSK decidiu pedir a demissão do cargo de diretor-geral do FMI num comunicado enviado ao FMI. Uma decisão que, segundo disseram familiares de DSK à Reuters, foi tomada por iniciativa do próprio economista francês, à parte da pressão exercida nos últimos dias, sobretudo, por dirigentes europeus.

( Informações do jornal português Diário de Notícias)

Corrigir

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos