maio
15
Postado em 15-05-2011
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 15-05-2011 20:35

Ministra da Cultura visita Recôncavo

================================================

Distante das polêmicas causadas por suas recentes estadas de fim de semnana no Rio de Janeiro, a ministra da Cultura Ana de Hollanda passou os últimos três dias na Bahia, em visitas entre Salvador o o Recôncavo Baiano.Ela conheceu o histórico Bembé do Mercado, em Santo Amaro da Purificação, terra de Caetano Neloso e Maria Bethania onde almoçou com a matriarca Dona Canô, e visitou obras de revitalização do patrimônio histórico e cultural na região

Segundo informações da Ascom/Minc, um passeio entre prédios históricos mais antigos do país “e o contato com expressões culturais que retratam as raízes do Brasil” marcaram a primeira visita oficial da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, ao estado da Bahia, neste final de semana (13,14 e 15). No sábado (14) a ministra visitou os municípios de Cachoeira e Santo Amaro, na região do Recôncavo Baiano, onde foi conhecer obras de restauração que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) vem realizando e participar da festa do Bembé do Mercado, em comemoração à abolição da escravatura, em Santo Amaro.

No Recôncavo Baiano, Ana de Hollanda visitou as obras de restauração do prédio do Cine Teatro Glória, uma das últimas ações do programa Monumenta (Iphan) na Bahia. O edifício, construído em 1923, faz parte do casario colonial do município de Cachoeira, tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A obra deve estar concluída até o final deste ano e o prédio será incorporado à extensão do campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), para o curso de Cinema e Audiovisual, além de servir de sala de espetáculos e projeções de filmes para a população.

Em Cachoeira, a ministra Ana de Hollanda visitou, ainda, uma das casas religiosas mais antigas do país, a capela de Nossa Senhora D’ Ajuda, construída entre os anos de 1595 e 1606. O prédio foi restaurado pelo Iphan em 2002 e transformado na igreja matriz do município. Um dos destaques históricos e artísticos do monumento é a primeira pintura de têmpera sobre argamassa confeccionada no Brasil.

ALMOÇO COM D. CANÔ

A visita ao município de Santa Amaro teve início com um almoço na casa de dona Canô, mãe dos músicos Caetano e Maria Betânia e do secretário de Cultura da cidade, Rodrigo Velloso. Dona Canô recebeu à visitante e comitiva sentada em sua cadeira de rodas à porta da casa. Dona Canô está com 103, sofreu uma queda recentemente, mas segue ainda bastante ativa como figura de referência de Santo Amaro.

A ministra esteve também no Terreiro de Candomblé Ilê Axé Ojú Onirê. No local, participou de uma homenagem aos 123 anos da abolição da escravatura no Brasil e dançou junto com as mães de santo e o babalorixá José Raimundo Charles, em saudação aos orixás.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos