maio
12
Postado em 12-05-2011
Arquivado em (Artigos) por vitor em 12-05-2011 10:20


Etna cospo fogo em Catânia
=============================================

O vulcão Etna, o mais alto e um dos mais activos em toda a Europa, registou uma intensa atividade nas últimas honas. A cinza lançada obrigou ao fecho do aeroporto da Catânia.

Entre as 1:00 e as 5:00 horas desta quinta-feira, um rio de lava e cinzas desceu pela encosta do Etna em direcção à cidade da Catânia, a segunda maior da Sicília e a mais próxima do vulcão.

Foram quatro horas de forte atividade vulcânica que obrigaram ao encerramento do aeroporto. A pista ficou totalmente coberta de cinza, impedindo o movimento de aviões.

A reabertutra do aeroporto da Catânia chegou a estar prevista para as 10:00 horas, mas fortes rajadas de vento impediram que isso acontecesse. Ainda não se sabe a que horas reabre o aeroporto.

Para o início da tarde está marcada uma nova reunião do gabinete de crise que inclui as entidades aeronáuticas, bombeiros e polícia. Só depois se saberá ao certo quando voltam os aviões a aterrar e a descolar do aeroporto da Catânia.

A situação encontra-se calma, mas o Instituto de Geofísica e Vulcanologia da Catânia está a acompanhar todos os movimentos do Etna e já enviou especialistas para o terreno, principalmente para fazer um vôo de helicóptero junto à cratera do vulcão.

(Informações do portal TSF. de Portugal)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos