Lorca: Sismo causa pânico na Espanha

=======================================

DEU NO IG

Um terremoto de magnitude 5,1 na escala Richter que se seguiu a um de 4,5 deixou ao menos oito mortos (incluindo um menor) nesta quarta-feira no município de Lorca, na Comunidade Autônoma de Múrcia (sudeste da Espanha), para onde se dirigiram integrantes da Unidade Militar de Emergência – criada para atender situações de catástrofes naturais.

Segundo os jornais espanhóis El País e El Mundo, o delegado de governo Rafael González Tovar retificou a cifra de mortos, inicialmente anunciada em dez, para oito, afirmando que dois feridos se encontram em estado muito grave. Cerca de 10 mil ficaram desalojados, de acordo com o governo, e há outras dezenas de feridos. O tremor foi o mais grave a atingir a Espanha desde 1956.

“Em todas as partes da cidade houve danos”, afirmou o prefeito de Lorca, Francisco Jodar, à rede de televisão pública espanhola. A televisão pública mostrou imagens de escombros nas ruas, entre os quais parte da cúpula do Santuário Virgen de las Huertas, padroeira da cidade, e de outras duas igrejas.

Segundo fontes policiais, há possibilidade de serem encontradas mais vítimas. Moradores de Lorca relataram que a situação é de “pânico”, com milhares nas ruas sem saber o que fazer após terem sido surpreendidas pelos tremores. Um porta-voz da prefeitura informou que a sede da administração municipal foi esvaziada.

Segundo a vereadora de Segurança, María Belém Pérez, a situação é “extrema”, sem precedentes. Moradores lotaram parques para ficar longe de edifícios. Segundo testemunhas, “as ruas do centro estão desertas, com automóveis vazios, muitos deles sepultados por escombros”. O principal hospital da cidade teve de ser esvaziado.
————————————————-

Campanário desaba em Lorca e TV filma

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos