maio
03


Patti Smith:”arte em todas as suas formas”
BOM DIA (vhs)
===========================================

A cantora Patti Smith e o grupo Kronos Quartet, ambos norte-americanos, foram distinguidos com o prémio sueco Polar, considerado o Nobel na área da música. A premiação foi anunciada esta terça-feira, 3, segundo noticia com destaque o portal europeu TSF.

Tanto Smith como o Kronos Qartet irão receber um prémio em dinheiro de cerca de 112 mil euros, que será entregue a 30 de Agosto em Estocolmo pelo rei da Suécia.

Sobre Patti Smith, o júri sublinhou a dedicação à arte «em todas as suas formas», demonstrando «quanto rock n”roll há na poesia e quanta poesia há no rock n”roll».

«É um Rimbaud com amplificadores Marshall. Transformou a forma como toda uma geração olha, pensa e sonha», sublinhou o júri.

Quanto ao Kronos Quartet, fundado em 1973 por David Harrington, disseram que «revolucionou o potencial de um quarteto de cordas tanto no estilo como no conteúdo», com um repertório que tanto pode incluir Mozart como incorporar o rock vanguardista e a música de «cada esquina do mundo».

O prémio Polar, atribuído pela Academia Real de Música da Suécia, foi criado em 1989 por Stig Andersson, editor, compositor e representante do grupo Abba.

(Com informações do portal europeu TSF)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos