abr
16
Postado em 16-04-2011
Arquivado em (Artigos) por vitor em 16-04-2011 14:07


Rodelas(BA):na rota de um plano insensato
=============================================

CRÔNICA/ LOUCURAS

De Chernobyl a Chorrochó

Janio Ferreira Soares

Quando no início dos anos 80 circulou a notícia de que o Raso da Catarina poderia abrigar o lixo atômico produzido pela Usina Nuclear de Angra dos Reis, poucas pessoas da região ficaram sabendo já que na época as informações chegadas por aqui eram basicamente sonoras e tão esparsas como as gotas que insistem em cair de nossas magras nuvens, ora para verdejar o marrom da paisagem, ora para renovar a fé dos sertanejos que só carecem de um leve sereno para arar o solo, enterrar as sementes e sonhar com a fartura que nunca vem.

Em seguida, como na Triste Partida – genial poesia de Patativa de Assaré que Luiz Gonzaga imortalizou com sua voz de serenar vaqueiros e tanger boiadas -, setembro passou, outubro e novembro, e o boato foi perdendo força até retornar por meio de uma assustadora rede de comunicação, que faz chegar aos confins do sertão desde a foto da tatuagem no cóccix da atriz, até essa nova investida de instalar na região não mais os resíduos radioativos, mas a própria Usina Nuclear, dessa vez até com um GPS dedo-duro indicando Rodelas e Chorrochó como os locais apropriados para a construção desse monumento à loucura.

Quanto a Rodelas, terra do bravo escritor João Justiniano, não sei, mas dizem que a escolha de Chorrochó se deu pela sua semelhança fonética com Chernobyl, e que até anda rolando uma disputa silenciosa entre os grandes estúdios para ver quem se antecipa à tragédia e começa a rodar o já clássico “De Chernobyl a Chorrochó”, cuja idéia é transformar o sertão num imenso apocalipse com centenas de pebas e preás fosforescentes lançando raios esverdeados sob a noite do sertão, que então será invadido por Lady Gaga – que fará uma seriema cibernética que vira uma avestruz de quatro patas por conta da radiação -, e por Bono Vox, que disfarçado de tatu-bola tenta convencer alguns calangos a dar um abraço simbólico na catinga, mas é abatido por cangaceiros zumbis que durante o escalpo, gritam: “agora só falta o Sting!”.

Brincadeiras a parte, que Santo Antônio da Glória e São Francisco nos protejam.

Janio Ferreira Soares, cronista, é secretário de Cultura e Turismo de Paulo Afonso, bem perto de Rodelas e Chorrochó, na margem baiana do Rio São Francisco

Be Sociable, Share!

Comentários

Olivia on 16 Abril, 2011 at 15:25 #

Bravo, Janinho! Artigo de primeira, sem perder a delicadeza, bjs!!!


João Justiniano da Fonseca on 16 Abril, 2011 at 16:45 #

Acrescente-se à crítica sutil, leve e descontraída do cronista Jânio Soares, que se houver um acidente com essa usina nuclear da beira Rio Chico por ele irônica e alegremente renomeada de CHERNOBYL – CHORROCHÓ que venha a danificar as barragens de Moxotó e Itaparica, irão de roldão para o mar com as águas dos dois lagos, de Glória, na Bahia e Moxotó, em Pernambuco para baixo – gente, animais, árvores, terra e somada a tudo isso a usina hidroelétrica de Paulo Afonso que abastece o Nordeste. Será um desastre humano-ecológico do qual Rússia nenhuma, nenhum Japão ficarão à frente. Eu já não estarei para ver. Nem o Jânio, nem o Vitor Hugo. Também não, os técnicos e os políticos de hoje. Pernambuco e Bahia, Alagoas e Sergipe, o Brasil sim. E os nossos descendes também. E Deus por igual!

João Justiniano da Fonseca


Olivia on 16 Abril, 2011 at 16:50 #

Isso, Seu João, comentário que deve figurar na página principal do Bahia e Pauta!


Graça Azevedo on 16 Abril, 2011 at 20:08 #

Janio, João, Vitor nós todos que aprendemos geografia acreditando no São Chico como redentor do Nordeste, estamos de mãos dadas com vcs horrorizados com a possibilidade do Chernobyl-Chorrochó
O rio que, irrigando Juazeiro e Petrolina, nos deu vinhos e espumantes para festejar não pode ser o caminho das lágrimas consequentes da tragédia que possivelmente ocorrerá.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Abril 2011
    S T Q Q S S D
    « mar   maio »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930