abr
05
Postado em 05-04-2011
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 05-04-2011 10:39


Pacificação no Rio: modelo para EUA?/ImgDN
===========================================
A estratégia de policiamento comunitário nas favelas dominadas pelo tráfico de droga no Rio de Janeiro está sendo avaliada por autoridades norte-americanas, que já demonstram interesse em importar o modelo de pacificação.A informação ocupa uma das chamadas principais do jornal português Diário de Notícias esta tyerça-feira.

“Nós fizemos uma tentativa, mas não encontrávamos vontade política e sabedoria de como fazer. Os polícias no Rio transformaram-se em embaixadores das comunidades num prazo de tempo muito curto, o que é incrível”, afirmou Rick Hite, um dos consultores americanos, segundo a matéria do DN.

Hite é um dos especialistas em segurança dos Estados Unidos convidado para fazer intercâmbio com os agentes das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) e as Delegacias de Dedicação Integral ao Cidadão no Rio de Janeiro.

O coronel do Departamento de Polícia da cidade de Baltimore, nordeste dos EUA, trabalha em programas de prevenção de formação de gangues e declarou aos jornalistas, na segunda-feira, que a polícia no Rio de Janeiro está “no caminho certo”.

Para ele, estas unidades pacificadoras podem ser aplicadas a comunidades norte-americanas dominadas por gangues.

Ainda segundo o DN, um dos mais tradicionais e lidos diários de Lisboa, assim como Hite, Jim Isenberg, instrutor que trabalha em programas de policiamento comunitário e de capacitação de lideranças da polícia em Nova Iorque, destacou este modelo como uma “excelente oportunidade de aprender com o Rio e trocar experiências”.

Leia reportagem completa sobre o assunto no DN (edição online):
http://www.dn.pt/inicio/globo

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Abril 2011
    S T Q Q S S D
    « mar   maio »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930