abr
03
Postado em 03-04-2011
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 03-04-2011 20:12


Padre Michelino: marcação cerrada”
Img:Danilo Vespa/ Folhapress

=====================================================

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

ABAIXO OS DECOTES

O padre Michelino faz campanha contra o uso de roupas inapropriadas ou escandalosas na tradicional igreja Nossa Senhora do Brasil, em SP O padre Michelino Roberto, da igreja Nossa Senhora do Brasil, na avenida Brasil, uma das mais requintadas de São Paulo, está em uma feroz campanha pelos bons modos de seus fiéis. Ele está incomodado com pessoas que vão de bermuda e chinelo às missas, falam ao celular e, nos casamentos, exibem busto e costas em decotes exuberantes.

“Estou, sim, numa campanha, tentando formar a consciência dos fiéis para se vestirem bem, de forma adequada a uma cerimônia sagrada. Já me senti constrangido de ver no altar pessoas usando decotes excessivamente ousados”, diz ele.

Nos casamentos, o negócio “pega pesado”, segundo o religioso. “Porque aí entra a ditadura da moda, a ditadura da malhação, em que a pessoa, para valer alguma coisa, tem que ter um corpo vistoso. A gente impôs algumas regras e temos pedido aos noivos que conversem com seus padrinhos e convidados para virem vestidos de forma que respeite a virtude do pudor”, diz o padre à repórter Thais Bilenky.

No Vaticano, lembra Michelino, seguranças impedem que pessoas vestidas com regatas ou bermudas entrem nos templos. “O brasileiro já é, culturalmente, mais desleixado. Ele vê a igreja como uma extensão da casa dele, cê tá entendendo? Ele tem um tal nível de familiaridade que acaba vindo de uma forma inadequada.”

Há alguns dias, Michelino estava organizando um evento no Jockey Club de SP e um de seus funcionários foi impedido de entrar no restaurante local porque estava de bermuda. “Caiu a ficha! Eu estava pegando leve na igreja”, lembra o padre.

Muitos fiéis têm ido às missas de sábado e de domingo de bermuda, chinelo de dedo e camiseta. “Você percebe que o cara depois vai para o clube numa boa.” A paróquia fica no Jardim Paulista, perto dos clubes Pinheiros, Paulistano e Harmonia. “Olha, o verão tá chegando. Cuidado com o modo como você vem vestido [à igreja]”, repete o pároco durante as celebrações.

O padre até convidou a consultora Élide Helzel para escrever no “Guia de Noivos 2011” da paróquia. “Um colo menos descoberto, uma manguinha, um bolero não tiram de forma alguma a graça do modelo e a beleza da noiva e das madrinhas. Ao contrário, vão revesti-las de um certo ar de mistério que até aumenta seu encanto”, escreve Élide.

Agora, pede-se às mulheres que aderem a cortes mais ousados que se cubram com echarpes.

Para as desprevenidas, a igreja reserva um cabide com xales, de todas as cores e tons, para que não falte um que combine com seus vestidos. Gabriela Mendonça, 24, chegou ao casamento de Daniele Fiumari no sábado, 19 de março, usando um tomara que caia azul. Foi interceptada pela cerimonialista Carolina Soares, que a levou à sala de espera dos padrinhos e lhe apresentou ao cabide.

“É chato, né? Eu não sabia que precisava [de echarpe]”, reclama a madrinha. A prima da noiva, Natália Fiumari, 22, se certifica de que Gabriela achou uma echarpe e tranquiliza sua mãe. “Mas esse padre é um chato. Ele implica com tudo, com o decote, com os ombros, com as costas!”, desabafa Natália.

Leia íntegra de “Abaixo os decotes na edição deste domingo (3) da Folha de S. Paulo/ILUSTRADA

Be Sociable, Share!

Comentários

Thais on 6 Abril, 2011 at 21:12 #

Vitor Hugo, grande abraço.
Thais


vitor on 6 Abril, 2011 at 22:20 #

Olá, Thais

Que bom ver a moça da Rua Augusta , novo e prometedor talento da Folha, andando pelas ladeiras e esquinas do Bahia em Pauta!
Parabens pela matéria do padre inimigo dos decotes na coluna de Mônica.

Granda e afetuoso abraço baiano.
Vitor Hugo


Thais on 7 Abril, 2011 at 10:30 #

Vitor Hugo, dessas ladeiras eu não tenho preguiça! Sempre aqui.
Abraço grande,
Thais


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Abril 2011
    S T Q Q S S D
    « mar   maio »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930