Francelino: Que homem é este?
===================================================
DEU NA TRIBUNA DA IMPRENSA

Ao lado do caixão de José Alencar, como papagaio de pirata, a surpreendente ressurreição de Francelino Pereira, autor do célebre desabafo “Que país é esse?”

Carlos Newton

Foi surpreendente vê-lo no velório de José Alencar, no Palácio da Liberdade, ao lado de Lula, Aécio Neves, Itamar Franco, Marco Maia, Antonio Anastasia e outros políticos. Pois não é que lá estava ele, Francelino Pereira, ex-deputado, ex-“governador” biônico e ex-senador de Minas Gerais, e inteiraço, em plena forma, embora já chegando aos 90 anos, que completará a 2 de julho.

Embora os mais jovens acreditem que a frase-desabafo “Que país é esse?” seja da autoria do grande músico e cantor Renato Russo, vocalista do grupo Legião Urbana, o verdadeiro criador da famosa pergunta foi mesmo Francelino Pereira. Ao compor “Que País É Esse”, Renato Russo apenas aproveitou a antiga deixa do ex-presidente da Arena.

Nascido na pequenina cidade de Angical do Piauí, com aquela cabeça grande e chata que caracteriza parte dos nordestinos (entre os quais me incluo, inteiramente, antes que comecem a encher o saco), Francelino Pereira dos Santos chegou menino em Belo Horizonte, para onde a família se mudara.

Formou-se em Direito e Contabilidade, entrou na política e foi eleito vereador na capital, depois deputado federal, sempre pela UDN. Aderiu ao regime militar e se reelegeu pela Arena. Era presidente do partido da ditadura, em 1976, quando pronunciou a famosa frase, numa crítica aos que duvidavam da disposição do presidente Geisel de promover a reabertura política. E as críticas estavam certas, pois Geisel não fez reabertura nenhuma, pelo contrário, fechou o Congresso em 1977, criou senadores e governadores biônicos.

Com a frase, Francelino entrou para o lado folclórico da História do Brasil e se deu bem. Geisel gostava tanto dele que o fez “governador” biônico de Minas Gerais , cumprindo “mandato” de 1979 a 1983. Até hoje, continua recebendo aposentadoria como governador e segue na ativa do nepotismo político, ganhando um salário extra como “conselheiro” da estatal Cemig.

E agora aparece bem juntinho de Lula, como papagaio de pirata no velório de José Alencar. Francelino parece ser mesmo indestrutível

(Texto reproduzido no Blogbar do Fontana)

Be Sociable, Share!

Comentários

Fernando C Mello on 26 novembro, 2012 at 21:50 #

Uma sinopse mentindo ao ditador o fez escolher este piauiense como governador de Minas, ah nunca erraram tanto com nossa terrinha do pão de queijo !


DILSON MARQURES FERNANDES on 20 dezembro, 2014 at 19:21 #

Pelo que a historia politica e administrativa nos informa foi tido com um dos melhores governadores de Minas, tanto que foi eleito deputado federal por varios mandatos, logo, os comentarios a seu respeito nos parece mais preconceituosos por que nasceu no Piaui, esquecendo-se o articulista de que é um grande brasileiro e que nenhuma nodoa mancha seu passado de homem probo, reto e incorruptível, diferentemente de alguns que o articulista tanto admira.


francisco rodrigues de melo on 21 dezembro, 2014 at 17:52 #

SENHOR FRANCELINO MEU PAI SEMPRE FALOU DO SENHOR ELE ESTA COM 92 ANOS E EU GOSTARIA QUE O SENHOR LIGASE NO MEU TEL. PARA FALAR COM ELE 31 3082 6801 ANTONIO OBRIGADO ESTOU AGUARDANDO


josimar ribeiro on 28 dezembro, 2014 at 20:18 #

nunca no
es tado de minas teve um excelente governador como esse; Francelino pereira


Marta Silva on 17 Março, 2015 at 0:08 #

Conheci Francelino Pereira quando governador esteve em Cassia mg minha terra natal onde o mesmo nos homenageou com sua presença (esteve outras vezes )do dia da cidade 22 de maio onde discursou na cerimonia do dia da cidade e tb fez uma breve mais significativa homenagem a meu pai Herculano C da Silva falecido em 1975 e era um cassiense e era um historiador musico compositor e um cargo de juiz de paz titulo vitalício concedido pelo então governador Francelino por ser eleito por varias vezes e com apoio da cidade que não ter adversário.Francelino Pereira um grande governador um homen probo ,generoso e humilde .Eu me orgulho de ter este ilustre senhor como meu representante no meu querido Estado de Minas Gerais


Nordestino on 17 Março, 2015 at 10:33 #

Sulista desagradável que desvaloriza um grande homem só porque ele não nasceu na sua terra. Adoraria ver os ricos e preconceituosos do Sul do Brasil tendo que construir suas próprias casas, lavar suas roupas ou até mesmo varrer o chão dos shoppings centers…


francilino pereira de oliveira on 27 dezembro, 2015 at 18:56 #

Tenho enorme prazer de carregar esse nome no meu registro, meu chara!


Roberto on 15 Janeiro, 2016 at 12:49 #

Sou da cidade de Francelino, Angical-PI, e todos sentem-se orgulhosos em ter Francelino como um político de grande respeito nacional. Viva o Piauí, viva Minas Gerais em ter este político de prestígio em todo o Brasil.


luis augusto on 15 Janeiro, 2016 at 17:49 #

Que país é este?


vitor on 15 Janeiro, 2016 at 18:23 #

Luis:

Ha, ha, ha. Boa e eterna pergunta que não quer calar.


Letycia Moura on 2 Março, 2016 at 18:37 #

Por favor como faço p falar com o senhor Francelino Pereira ???? Ele tem uma irmã aqui no Maranhão com preciso de contato ???? Alguém pode mim ajudar


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Abril 2011
    S T Q Q S S D
    « mar   maio »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930