Obama: sem contato popula no Rio
=====================================================

DEU NO TERRA

Vagner Magalhães

O domingo dos populares que aguardavam a presença inédita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no Rio de Janeiro foi o anticlímax de tudo o que havia sido previsto desde que a visita foi anunciada. O presidente trocou o discurso aberto ao público na Cinelândia pelo palco do Theatro Municipal, o povo saiu da praça para os botecos que transmitiam o pronunciamento ao vivo, e os comerciantes que estariam impedidos de abrir as suas portas faturaram com o incremento nas vendas. Os únicos que estavam em seu lugar de costume eram os manifestantes “anti-imperialismo” e a polícia, com contingente reforçado.

O maior grupo de protesto era dos integrantes e simpatizantes do PSTU, mas havia outros avulsos. Entre os ligados ao partido político, muitos traziam faixas contra a possível exploração do pré-sal por empresas americanas. Outros pediam a paz mundial e a saída das tropas americanas do Afeganistão e da Líbia.

Dentro dos bares, o silêncio só era quebrado por pratos e talheres. Atenção nos televisores acostumados a transmitir futebol. Durante a fala de Obama, poucas manifestações, quase sempre neutras. O momento que deixou a plateia mais satisfeita foi quando Obama disse que o povo brasileiro é acostumado a se superar.

Ao fim do discurso, boa parte saiu até a porta dos bares para apreciar o movimento dos convidados que deixavam o teatro. Jogo rápido e todos retornaram para dentro dos estabelecimentos. Na TV, Cabofriense e Flamengo traziam de volta a rotina da cidade do Rio. Mais tarde, outra pausa para apreciar as fotos da visita ilustre junto a um dos símbolos da cidade: o Cristo Redentor.

Be Sociable, Share!

Comentários

regina on 20 Março, 2011 at 20:09 #

Ausência marcante: LULA
Alguém sabe a razão, além de, presumo, não querer roubar o show da Dilma?


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Março 2011
    S T Q Q S S D
    « fev   abr »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031