mar
07
Postado em 07-03-2011
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 07-03-2011 01:26


Seu Cardoso: pioneiro e exemplo
=====================================================
Morreu esta tarde de domingo no Hospital da Bahia, aos 98 anos, Florêncio Cardoso da Silva. Pioneiro da exploração de petróleo no Brasil que começou com o Conselho Nacional de Petróleo (hoje Petrobras), Seu Cardoso, como era chamado pelos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e conviver com ele, atuou em campos de produção de óleo combustivel na Bahia e em Alagoas.

Baiano de Encruzilhada ( Vitória da Conquista), Seu Cardoso nasceu em 8 de novembro do ano histórico de 1912. Depois de deixar o CNP, ele chefiou o Serviço de Perfurações de Poços da Comissão do Vale do São Francisco, atual Suvale. Descobriu e tirou água do subsolo para o abastecimento de dezenas de municípios do sertão baiano, de populações pobres residentes nas áreas mais duramente atingidas pela seca no Nordeste.

Bahia em Pauta sente duramente o golpe da perda de Florêncio Cardoso da Silva. Ele era pai da jornalista Margarida Dourado Cardoso Soares, revisora deste site blog; da economista Marcia D. Cardoso da Fonseca, mediadora; da enfermeira Graça D. Cardoso Tonhá e do radialista esportivo aposentado, Douglas Dourado Cardoso, ambos incentivadores e colaboradores do BP desde a origem. Era sogro, conselheiro e amigo sempre leal e generoso deste editor.

Bravo, intrépido e sempre com a visão além do seu tempo, como é do feitio dos verdadeiros pioneiros, Seu Cardoso será sepultado na manhã desta segunda-feira, 7, às 10h30, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Morre um ser exemplar. Fica um vazio imenso.

E muita saudade!

(Vitor Hugo Soares, editor)

Be Sociable, Share!

Comentários

Simone de Moraes on 7 Março, 2011 at 10:48 #

Seu Cardoso era meu vizinho em Juazeiro da Bahia, e fez parte da história da minha infância.
Minhas condolências a família enlutada!


Marco Lino on 7 Março, 2011 at 11:03 #

Nasceu em 1912, não Vitor? Abs


rosane santana on 7 Março, 2011 at 11:28 #

Margô, Gracinha, Marcia, Douglas e toda a família. Só agora estou sabendo da partida de seu Cardoso. Recebam meu abraço fraternal e que o exemplo dele em vida, como bem realçou Vitor, seja o conforto para superação da perda e estímulo para a caminhada. Grande abraço e beijos para todos vocês. rosane


Mariana Soares on 7 Março, 2011 at 12:41 #

Sempre antenado, seu Cardoso era pessoa de excelente trato e ótimo papo. Deus o receberá de braços abertos, tenho certeza, e com muita festa.
Para os que ficam sem a sua presença, especialmente, Margô, dileta cunhada, Gracinha, Marcia, Douglas e netos queridos, que a saudade não lhes pese, mas, sim, sirva de força para continuar a história deste pai e avô exemplar.
Grande abraço e solidariedade neste momento de dor e tristeza.
Mariana


vitor on 7 Março, 2011 at 13:38 #

Marco Lino

Sim, caro, 1912. Obrigado pela observação sempre delicada, que permite a correção da data. Ontem, quando redigi a nota estava totalmente fora do ar, tempo e espaço, com a morte de Seu Cardoso.


regina on 7 Março, 2011 at 13:48 #

Seu Cardoso, figura alta, esbelta, forte, um homem bonito e doce! Sua doçura era, para mim, sua melhor característica. Agente se sentia acolhida, lembrada e admirada em sua presença, passasse o tempo que passasse sem um encontro. Vai ser uma referência constante na vida dos que com ele compartiram e conviveram e que terão agora de recorrer as lembranças em vez dos agradáveis papos…
Abraços na familia Cardoso, que pode orgulhar-se de haver cuidado dele com todo carinho e dedicação, junto com desejos de que o caminho siga iluminado por seus exemplos.
Vitor Hugo, meu velho, fica a certeza de que você foi o genro querido, respeitado e admirado por ele. Sintam minha presença no abraço solidário. Regina e familia


Graça Azevedo on 7 Março, 2011 at 19:00 #

Um grande abraço para vc e Margarida, extensivo à familia. Os nossos “velhos” estão indo e deixando exemplos. É isso que não podemos esquecer, o legado.


Carlos Volney on 7 Março, 2011 at 19:28 #

Caro Vitor Hugo, minhas condolências para você e família. Não tive o privilégio de conhecer seu Cardoso, mas tenho o de conhecer você. E uma pessoa que é referência para você é automaticamente credora de minha maior admiração e sentimento. Grande abraço.


Olivia on 8 Março, 2011 at 10:19 #

Valeu, Seu Cardoso!!!!!!!


Thais Bilenky on 8 Março, 2011 at 18:49 #

Vitor Hugo, abraço forte em você e na Margarida.
Thais.


Florencio Cardoso da Silva Sobrinho on 10 junho, 2014 at 9:07 #

FIQUEI MUITO TRISTE COM A MORTE DO MEU TIO E MAIS TRISTE AINDA POR FICAR SABENDO QUASE UM MES DEPOIS,COM CERTEZA SE EU FICASSE SABENDO NO MOMENTO OCORRIDO TERIA IDO ME DESPEDIR DO MEU TIO QUE AMEI E AMO PORQUE PARA MIN ELE E ETERNO TIO FLOR DEUS ILUMINE SUA CAMINHADA NA ETERNIDADE TIO QUERIDO BJS DO SEU SOBRINHO FLORENCIO COM MUITO ORGULHO LEVO ESTE NOME BJSBJS A TODA FAMILIA


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Março 2011
    S T Q Q S S D
    « fev   abr »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031