Apagão no NE:Salvador na escuridão/Terra Magazine

======================================================
A queda de energia que atingiu os estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte na noite de quinta-feira (3) ocorreu devido a uma falha em um circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco. A informação foi confirmada pelo diretor de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Mozart Bandeira Arnaud, em contato telefônico com a Redação do Correio.

Arnaud ainda explicou que a subestação afetada possui seis linhas de grande porte que movimentam 500 mil wolts em alta tensão.

“Houve uma falha em um componente eletrônico já identificado pelos técnicos e que faz parte do sistema de proteção da subestação. Sem ordem, esse componente transmitiu uma mensagem para desligar toda a instalação. Com o sistema desequilibrado, os impactos foram sentidos em usinas como Paulo Afonso e Xingó. As únicas que não foram afetadas são as de Sobradinho e Boa Esperança”, afirmou.

De acordo com o diretor, a energia já foi restabelecida em todos os estados atingidos e os trabalhos começaram desde o momento em que a falha foi verificada, às 23h20. Ele ainda informou que, seguindo uma determinação da operado nacional, um relatório será realizado para investigar como o problema aconteceu e encontrar uma maneira de evitar novas interrupções no fornecimento de energia elétrica.
(CORREIO)
======================================================

Bahia em Pauta comenta e pergunta:

O arrazoado de explicações técnicas do diretor da Chesf , cheio de minúcias desnecessárias e inúteis sobre o que pouca gente entende, ou importa, parece completo. Como o de outros técnicos e tecnocratas em outros apagões passados.

Mas o problema principal não é este (se é que este foi mesmo o problema original e não uma mera desculpa de ocasião). A questão é que um problema tão previsivel , e que deveria ter sido isolado de imediato como medida preventiva, termine por causar a queda em cadeia de todo o sistema Chesf, deixando na escuridão uma região inteira, da Bahia ao Ceará.

E prejuizos monstruosos de toda ordem , ainda impossíveis de calcular , como a paralisação do Polo Petroquímico de Camaçari, por, pelo menos, os próximos três dias? Camaçari, afinal, responde por 30% do PIB baiano.

Bahia em Pauta lança a pergunta que não quer calar: quem responderá por tudo isso? O grande e saudoso sanfoneiro pernambucano de Exu, que dá nome à subestação da Chesf?

( Vitor Hugo Soares, com informações da Radio Band News- FM Salvador e jornal Correio da Bahia )

Be Sociable, Share!

Comentários

luiz alfredo motta fontana on 4 Fevereiro, 2011 at 10:37 #

O escárnio já é protocolar

O rapidíssimo senador pela Paraíba,Vital do Rêgo Filho (PMDB) já faz uso da palavra na Tribuna do Senado, sessão desta sexta-feira, para parafrasear Dona Dilma que ao citar Guimarães Rosa entoou:

– A vida é assim..”

Este o representante da Paraíba, mais é desnecessário dizer, a não ser:

– “Alguns senadores são assim!”


danilo on 4 Fevereiro, 2011 at 14:40 #

ah, o povo do nordeste não tá nem aí pra apagão. afinal votaram em peso na continuidade. acham tudo maravilhoso.

ah, q saudade de Lullla. se ellle ainda estivesse na presidência ia falar aquellle monte de tergiversações e colocar a culpa do apagão em Cabral, o Pedro Álvares; e em Fernando Herique, é claro.


marco lino on 4 Fevereiro, 2011 at 15:55 #

Nordestino, cá entre nós, merece!

Primeiro, votaram em peso no anto (2x). Como desgraça pouca é bobagem, elegeram uma anta.

Delmiro Golveia que me perdoe, mas já estou começando a achar que a CHESF deveria ser dirigida por um “privado”.

Qual é mesmo o nome do presidente da OI?

Também, meu amigo, o ministro é um Lobão e a presidente é uma Anta…


danilo on 4 Fevereiro, 2011 at 17:11 #

pô, Marco Lino, a gente sempre em lados opostos. eu já tô começando a achar q Dilmão é uma boa prisenta e vc já começa a esculhambar com ela.

ah, assim não pode, assim não dá…


marco lino on 4 Fevereiro, 2011 at 19:23 #

Deixa de gueri-gueri, Danilo, pois vc já disse que sempre votou no Lula.

Depois que Fukuyama decretou o fim da História vc ficou aí, como disse o Jader Martins, dando uma de anarquista pós-moderno.

Fukuyama tem estado calado ultimamente – certamente está hibernando. Mas seus discipulos não param.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Fevereiro 2011
    S T Q Q S S D
    « jan   mar »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28