Saroky e Merkel: risos em Davos
=====================================================
O presidente francês Nicolas Sarkozy rejeitou esta quinta-feira qualquer especulação sobre o futuro do euro, afirmando que nem ele nem a chanceler alemã Angela Merkel vão deixar o euro cair, quando a moeda única vive a sua maior crise.
«Quer a chanceler Merkel ou eu, nunca, nunca vamos virar as costas ao euro. Nunca vamos abandonar o euro, nunca vamos deixar cair o euro», disse Sarkozy, num discurso no encontro do Fórum Económico Mundial de Davos, na Suiça.
«O euro é um sÃmbolo da Europa. O euro é a Europa e a Europa significa 60 anos de paz no nosso continente, por isso nunca vamos deixar o euro ser destruÃdo», prometeu o presidente francês.
A crise de dÃvida soberana nos paÃses periféricos da zona euro colocou sob tensão a moeda única, com diversos especuladores apostando no fim da moeda única.
Diversos paÃses da zona euro estão atolados em grandes nÃveis de dÃvida pública, o que tem levado diversos observadores a questionar se a zona euro se conseguirá manter unida.
«Para nós, não é simplesmente uma questão económica, tem a ver com a nossa identidade enquanto europeus. Para aqueles de entre vós que querem apostar contra o euro, tenham cuidado como investem. Nós estamos determinados a assegurar a força do euro», avisou Sarkozy, perante a assistência de Davos, que reúne a nata da banca mundial, entre lÃderes mundiais e altos executivos das maiores empresas do globo
(Informações do jornal SOL, de Portugal)