jan
26
Postado em 26-01-2011
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 26-01-2011 10:45

Obama: sob aplausos gerais no Congresso

=====================================================

(Com informações do IG)

Na madrugada desta quarta-feira, horário de Brasília, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um apelo por união para que o país consiga criar empregos e enfrentar os desafios de uma economia global em transformação. O apelo foi feito no discurso do Estado da União, tradicional pronunciamento anual do líder americano, no qual Obama também anunciou uma visita ao Brasil em março.

Diante da nova divisão de poder no Congresso, com os republicanos no comando da Câmara dos Representates, Obama pediu que os dois partidos trabalhem juntos. “O que está em jogo não é quem vence as próximas eleições”, disse. “Está em jogo se novos empregos e indústrias irão se estabelecer neste país ou em outro lugar.”

O presidente disse que a competição gerada pela ascensão de países como a China e a Índia e a exportação de empregos para outros países “mudaram as regras”, e que é necessário investir em inovação, infra-estrutura, educação, pesquisa biomédica, tecnologia da informação e energias limpas.

“Este é o momento Sputnik da nossa geração”, disse o presidente, ao referir-se ao satélite que os russos colocaram em órbita em 1957, antes dos Estados Unidos. “Dois anos atrás, eu disse que nós precisavamos atingir um nível de pesquisa e desenvolvimento não visto desde o auge da Corrida Espacial.”

Economia

O presidente disse que houve avanços após a recessão e que a economia voltou a crescer, mas ainda há muito a fazer. Segundo Obama, para sustentar o “sonho americano” cada geração teve de se sacrificar, lutar e atender às demandas de uma nova era.

“Agora é a nossa vez”, afirmou. “Nós temos de fazer da América o melhor lugar do mundo para se fazer negócios. Nós temos que assumir a responsabilidade pelo nosso déficit e reformar o nosso governo.”

Leia mais sobre o discurso de Obama no IG ( http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo )

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Janeiro 2011
    S T Q Q S S D
    « dez   fev »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31