Peçanha Martins: competência e generosidade

=======================================================

Ex-vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, um dos mais competentes e íntegros juristas do País, ministro Francisco Peçanha Martins morreu nesta segunda-feira, 24 de janeiro, em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês onde tratava de um câncer no intestino.

O corpo do baiano Peçanha Martins está sendo velado na capela do hospital , e será cremado no Cemitério Vila Alpina, na capital paulista.

Natural de Salvador,  Bahia, o ministro Peçanha Martins integrava o STJ desde fevereiro de 1991, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em cujo Conselho teve atuação marcante e destemida em tempos sombrios, ao lado de outra figura brilhante e firme na defesa dos direitos civis e humanos ameaçados, o ex-presidente da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil e conselheiro nacional da OAB, Pedro Milton de Brito.

Peçanha presidiu a Segunda Turma e a Primeira Seção, responsável pelo julgamento das questões envolvendo Direito Público. Como representante do STJ, integrou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi corregedor da Justiça Eleitoral em 2004.

Além de grande jurista, o ex-ministro Francisco Peçanha Martins era uma figura humana alegre, generosa, especial. Sempre destacado na grande roda de amigos , colegas e admiradores no Clube Inglês da Bahia, onde seguramente fará muita falta.

Peçanha Martins se aposentou do STJ às vésperas de completar 70 anos, em fevereiro de 2008. Iria completar 73 anos no próximo mês.

Saudades!!!

(Postado por Vitor Hugo Soares, com informações do site do STF)

Be Sociable, Share!

Comentários

Mariana Soares on 25 Janeiro, 2011 at 8:42 #

Sem dúvida, a Bahia, o Brasil, o mundo jurídico, a humanidade, perde um grande representante!
Ficamos mais pobres, juridica e humanamente.
Que Deus receba o Ministro Peçanha em festa e que ajude a sua familia e amigos a suportar tamanha perda.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Janeiro 2011
    S T Q Q S S D
    « dez   fev »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31