Deu no Terra
Uma semana após as fortes chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro, as autoridades ainda contabilizam mortos. Nesta terça-feira, o balanço da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil chegou a 710 vÃtimas fatais. De acordo com o último levantamento, 335 mortos eram de Nova Friburgo, 292 de Teresópolis, 62 de Petrópolis e 21 de Sumidouro.
Os números da secretaria, entretanto, não contabilizam para São José do Vale do Rio Preto três mortes confirmadas pela Defesa Civil municipal. O balanço do Estado também não confirma uma morte em Bom Jardim, registrada pela PolÃcia Civil.
De acordo com a secretaria, 6,4 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em Petrópolis, 5.190 em Nova Friburgo e 2.240 em Teresópolis.
De acordo com a Defesa Civil, foram 12 municÃpios atingidos na região serrana. Destes, Areal, Bom Jardim, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis decretaram estado de calamidade pública. Já Bom Jesus do Itabapoana, Nova Friburgo, Sapucaia e Petrópolis estão em situação de emergência.
Nesta terça, o chefe do Estado Maior e subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Paulo Miranda, afirmou que o cenário na região serrana ainda é de guerra em boa parte das áreas afetadas, mas que as cidades estão se organizando diante da nova realidade. Pelas ruas, os trabalhos de limpeza foram intensos, com o uso de retroescavadeiras, mas as prefeituras afirmaram que o foco ainda está nos resgates.
Mais informações no Terra ( http://noticias.terra.com.br/brasil )