Nas previsões semestrais, o Banco Mundial revela-se alarmado com um regresso ao aumento dos preços e prevê um crescimento desacelerado para a economia do global este ano.
A economia mundial vai avançar a um ritmo mais lento este ano e os paÃses em desenvolvimento vão continuar a crescer mais do que os paÃses ricos, segundo as contas do Banco Mundial.
Depois de ter avançado 3,9 por cento no ano passado, o PIB global não vai além dos 3,3 por cento de crescimento este ano e no próximo vai conseguir recuperar ligeiramente para uma subida de 3,6 por cento.
No mapa do crescimento previsto pelo Banco Mundial, a economia dos paÃses em desenvolvimento vai também recuar nos próximos meses, e ficar-se por um avanço de seis por cento.
Ainda assim estas zonas do globo vão continuar a crescer mais de duas vezes em relação aos chamados paÃses ricos.
O Banco Mundial aproveita para aplaudir este desenvolvimento das economias emergentes, mas avisa que é urgente tomar medidas e alterar polÃticas internas, caso contrário os problemas do desemprego e as fraquezas do sistema financeiro vão continuar a pôr em causa o crescimento.
(Com informações do portal europeu TSF)