Tradição ameraçada no cortejo da Lavagem
=======================================================
Hieros Vasconcelos | A Tarde

É esperada para esta quarta-feira, 12, a decisão do juiz da 6ª Vara da Fazenda, Rui Eduardo Brito, sobre a ação civil que pede a proibição de animais de tração nas festas populares de Salvador.

Ajuizada pelas ONGs Terra Verde Viva, Célula-Mãe, além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), a ação deste ano teve anexado um vídeo comprovando maus-tratos ( no último cortejo lavagem da lavagem das escadarias da basílica do Senhor do Bonfim, o Oxalá dos cultos afro-brasileiros) um processo criminal de 2008 que a Salvador Turismo (Saltur) e a Fundação Gregório de Mattos respondem também por causa de maus-tratos na lavagem.

Por sua vez, a Saltur informa que está mantida a participação das carroças de jegues e avisa que até ontem não havia recebido qualquer orientação de instâncias superiores impedindo a tradição.

De acordo com o Ministério Público (MP-BA), os animais são ridicularizados nas festas: recebem tapas, pontapés e espetadas com palitos de churrasco, desfilam sem ferraduras, sofrem com o som alto, sol forte e são obrigados a ingerir bebida alcoólica.

Cultura ameaçada

Baiano de Salvador, o deputado federal pelo PCdoB de São Paulo e delegado da polícia federal Protógenes Queiroz, também irá à lavagem e acredita ter assuntos mais importantes para as instituições se ocuparem. “O índice altíssimo de violência, os pedintes, o flagelo social e a descaracterização da cultura, que se tornou uma tendência”, aponta.

Para o historiador Ubiratan Castro, a proibição é um excesso de zelo, fruto de modismo. “É uma medida obscurantista e provocará um efeito ruim para a cultura baiana. É preciso, sim, regulamentar o uso dos animais na festa, ter um cuidado com eles, mas nunca suprimi-los”, opina.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Janeiro 2011
    S T Q Q S S D
    « dez   fev »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31