jan
07

Presidente da Roménia, Traian Basescu, criticou a decisão de adiar a integração do país e da Bulgária no espaço Schengen ( espaço de livre circulação europeia) acusando a Alemanha e França de discriminarem e insultarem os países menores da União Europeia.

«Não podemos tolerar [esta discriminação] e deixarmo-nos ficar só porque eles são os pesos pesados da Europa», disse Basescu numa entrevista à televisão pública romena difundida na quinta-feira à noite.

Em Dezembro, a França e a Alemanha consideraram que a Roménia e a Bulgária não completaram as reformas judicial e de luta contra a corrupção e advertiram para «graves consequências» para a Europa se os dois países fossem autorizados a integrar Schengen cedo.

Fontes diplomáticas europeias citadas hoje pela agência noticiosa francesa AFP indicaram que a Roménia e a Bulgária não vão integrar o espaço de livre circulação europeu porque os relatórios de avaliação sobre o controle das suas fronteiras são «negativos».

A decisão deverá ser tomada no conselho de ministros do Interior da UE previsto para 24 de Fevereiro.

«A adesão em Março está morta. Não vai ser tomada nenhuma decisão porque o relatório de avaliação sobre o controle pela Bulgária da fronteira com a Turquia é negativo e nós não podemos admitir a Roménia sem a Bulgária», segundo uma dessas fontes.

A presidência húngara da UE pode decidir incluir essa decisão na agenda da reunião de ministros do Interior mas «a decisão será negativa», segundo outra das fontes.

Este mesmo diplomata afirmou que «a França e a Alemanha não estão sozinhas» nesta avaliação e que «uma dezena de governos da UE partilham desta opinião».

O espaço Schengen integra 25 países, permitindo a cerca de 400 milhões de pessoas circular livremente da Finlândia à Grécia, de Portugal à Polónia, sem terem de mostrar o passaporte.

Apenas o Reino Unido e a Irlanda, países insulares, decidiram manter-se fora do espaço Schengen, que inclui em contrapartida três países não membros da UE: Suíça, Noruega e Islândia.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Janeiro 2011
    S T Q Q S S D
    « dez   fev »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31