Eni italiana detém 33,34%
da Galp Energi
=====================================================
DEU NO JORNAL “PÚBLICO”, DE PORTUGAL
=====================================================
A Petrobras deverá apresentar a proposta para a compra da posição da petrolifera italiana Eni na Galp Energia até domingo, de acordo com o jornal italiano “MF”, que não revela a fonte desta informação.
ENI detém 33,34 por cento da Galp Energi
“A petrolífera brasileira deverá fazer a proposta formal para a compra da participação da Eni na Galp Energia até 09 de Janeiro”, revela o jornal italiano.
A petrolífera brasileira Petrobras confirmou na terça-feira que estuda a possibilidade de comprar a posição da italiana Eni na Galp Energia, mas que até o momento não há qualquer análise concluída, nem “documento vinculante entre as partes”.
Em comunicado no site da empresa brasileira, a Petrobras confirma que está estudando “a possibilidade de uma potencial transacção com a ENI”, que detém 33,34 por cento da Galp Energia, “mas até o momento nenhuma análise foi concluída, assim como não há qualquer documento vinculante entre as partes”.
Segundo a empresa estatal brasileira liderada por Sergio Gabrielli, a petrolífera analisa de forma constante as “oportunidades de investimento no Brasil e no exterior que estejam em consonância com as estratégias lançadas no seu plano de negócios”.
No mesmo dia, a petrolífera italiana Eni informou estar a considerar uma série de oportunidades sobre a sua participação na Galp, incluindo uma “possível” operação com a brasileira Petrobras, embora ainda não tenha tomado nenhuma decisão.
De acordo coma agência espanhola Efe, a Eni expôs esta posição numa nota de imprensa difundida depois de a Petrobras ter anunciado que está a analisar “a possibilidade de uma potencial” compra da participação na empresa italiana na Galp.
“Em relação às notícias de hoje [ terça-feira] em alguns meios de comunicação sobre um possível acordo entre a Eni e a Petrobras para a transferência da quota que a Eni detém na Galp Energia, a Eni confirma que avalia uma série de oportunidades, incluindo uma operação com a Petrobras”, lê-se na nota da empresa italiana.