dez
31
Postado em 31-12-2010
Arquivado em (Artigos) por vitor em 31-12-2010 10:23

Battisti fica:polêmica à vista

========================================
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu manter o ex-ativista italiano Cesare Battisti no Brasil. Lula seguiu parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) antecipado pelo iG. No documento, os advogados, baseados no tratado de extradição entre Brasil e Itália, argumentaram que a condição pessoal ou social de Battisti poderia ser agravada no caso de seu envio ao país natal.

A decisão de manter o italiano no Brasil foi anunciada pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Ele afirmou que o Brasil tomou uma decisão soberana dentro dos termos do tratado de extradição.

Em nota oficial, a presidência da República ainda destacou que “o parecer [da AGU] considerou atentamente todas as cláusulas do Tratado de Extradição entre o Brasil e a Itália” e ponderou que as reações contrárias do governo italiano causam “profunda estranheza” ao Brasil.

Apesar da situação, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) adiantaram que a Corte deve reavaliar a situação de Battisti. Uma posição final sobre sua permanência, por tanto, ainda será tema de debates na Justiça. O mesmo deve acontecer em relação à sua liberação do complexo presidiário da Papuda, em Brasília.

Condenado à prisão perpétua por quatro homicídios na Itália à época em que militava no grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), no anos de 1970, Battisti conseguiu escapar de seu país hoje está preso no complexo penitenciário da Papuda em Brasília, onde aguarda decisão sobre sua extradição.

(IG)

Be Sociable, Share!

Comentários

luiz alfredo motta fontana on 31 dezembro, 2010 at 10:48 #

Que me importa o Battisti

Uma coisa é certa

O STF está à deriva

A instituição nunca foi tão mal habitada

As (não)decisões sobre, o italiano de um lado, de outro sobre esta figura de ficção denominada “ficha limpa, a tempo de termos eleições sem sobressaltos e “tapetão”, demonstram à larga, o quanto togas sem conteúdo apenas contribuem para o desânimo geral.

Quiçá, Xangô nos redima!

Káwo Kabesilye!!!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2010
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031