dez
30
Postado em 30-12-2010
Arquivado em (Artigos) por vitor em 30-12-2010 14:54

===========================================

CRÔNICA/ CALOR

DITADURA DA COR

GILSON NOGUEIRA

Nem sol, nem chuva, “ o xixi da nuvem”, segundo minha neta, aos três aninhos de vida. No lugar do sol e da chuva, mormaço, de não sentir a brisa no rosto e de dar vontade de abrir a ducha de casa e sair com ela sobre a cabeça lançando moda em Copacabana, no Rio de Janeiro, onde o azul parece ser mais azul e a moda praia bomba o ano inteiro nos corpos de mulheres esculturais e invariavelmente quentes como as águas do meu Nordeste amado.

Pois é, está difícil levar a sério a previsão de tempo carioca neste começo de verão com cara de inverno bêbado. Ao lado desse desarranjo de origem glacial, provocado, no espaço, pelo aquecimento global, tem algo esquisito na terra do saudoso Mané Garrincha, no verão tupiniquim: Pintaram de vermelho a praia de Ipanema e irão utilizar a mesma cor nos assentos do novo Maracanã!

No primeiro caso, a novidade fica por conta das barracas de praia, distribuídas por uma marca de cerveja entre vendedores do seu produto, o que vem provocando críticas de freqüentadores do pedaço, independentemente de suas colorações futebolísticas e político-partidárias. No segundo, visando fazer bonito na Copa de 2014, irão pintar de vermelho as arquibancadas do mais importante estádio de futebol do mundo, o que me leva a pensar,desde já, em uma tremenda falta de gosto dos cartolas da CBF, aliada a “jogadas” do poder central.

Por que não tingir de branco, de ponta a ponta, as arquibancadas do Maraca, em homenagem à Paz Universal? A iniciativa, creio, depois disso, inspiraria neutralidade, contrastando com o verde do gramado, onde o colorido dos uniformes dos times em ação comporia mais uma obra de arte na moldura das torcidas do futebol brasileiro.

Enquanto escrevo, com pressa, para entrar no Skipe e, assim, falar com parentes, nos Estados Unidos, onde a neve cai intensamente e apavora até esquimó, em férias, surge, em pé, na porta do “ escritório”,com a camisa 10 do Flamengo, um amigo, que pergunta:

“ Você já imaginou que nós podemos ser uma simples bactéria para os ET no Universo?”

Não meu, irmão, agora não, até que admito a possibilidade de existir vida fora da Terra, disco voador, essas coisas, mas, deixe-me encontrar,por favor, a idéia para tentar barrar essa onda vermelha que ameaça impor a ditadura da cor no nosso país.

Gilson Nogueira é jornalista baiano, com neta-xodó carioca e coração espalhado entre a Bahia e o Rio

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2010
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031