Padre Houtart: guia do Forum Mundial em Porto Alegre

——————————————————–
O sacerdote católico e sociólogo marxista belga, François Houtart, figura-chave do movimento europeu chamado de “altermundialista” (Teoria da Libertação no Brasil e América Latina), confessou esta quarta-feira (29) ter abusado de um menor há 40 anos e pediu a suspensão da campanha pela sua candidatura a Nobel da Paz 2011.
François Houtart, de 85 anos, reconheceu os abusos ao diário Le Soir, depois de uma denúncia anónima à comissão que trata dos casos de abuso sexual de menores pela Igreja belga.
A denúncia não citava nomes mas sustentava que um sacerdote da região de Liège teria violado um rapaz em duas ocasiões, nos anos 1970.
Segundo o Le Soir, a denunciante é prima de Houtart e irmã da vítima, que na época dos fatos denunciados tinha oito anos de idade.
Em declarações ao jornal, Houtart admitiu ter «tocado as partes íntimas» do menor em duas ocasiões e qualificou esse comportamento como «irreflectido e irresponsável».
O sacerdote afirmou também que na altura propôs aos pais da vítima renunciar ao sacerdócio e assumir as consequências dos seus atos, mas que eles lhe pediram que consultasse antes um professor do seminário de Liège, o qual o teria aconselhado a permanecer na Igreja e se concentrar nos estudos de sociologia das religiões.
Nas declarações ao jornal, Houtart pediu a suspensão da campanha de promoção da sua candidatura a Nobel da Paz 2011 e disse ter-se demitido das suas funções na organização não-governamental “Centro Tricontinental”, da qual foi fundador.
Impulsionador da Teologia da Libertação e conhecido em alguns círculos como o “papa do altermundialismo”, Houtart foi professor de sociologia na Universidade Católica de Lovaina entre 1958 e 1990 e um dos impulsionadores do Fórum Social Mundial de Porto Alegre, no Brasil.

(Postado por Vitor Hugo Soares com informações do portal europeu TSF)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2010
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031