DEU NO COMUNIQUE-SE ( portal especializado em notícias de bastidores da imprensa)

================================================

As informações vazadas pelo Wikileaks são repercutidas diariamente pela imprensa mundial, no entanto somente sete veículos possuem acesso exclusivo aos arquivos secretos. Entre eles estão os jornais Folha de S. Paulo e O Globo, responsáveis pela checagem e publicação de informações contidas em três mil documentos confidenciais que abordam o Brasil. Os jornais têm autonomia para escolher, dentre todos os dados, o que deve ou não ser publicado.

Além dos periódicos nacionais, a jornalista da revista Carta Capital Natalia Viana, uma das colaboradoras do site Wikileaks, também tem acesso aos telegramas. Quanto à imprensa, ela garante. “Tudo relativo ao Brasil está com a Folha e Globo”, disse Natalia, em debate realizado na noite de quarta-feira (15/12). Segundo a repórter, o jornal O Globo, por exemplo, montou uma equipe para apurar todos os documentos.

De acordo com ela, o Wikileaks não interfere nas publicações de Folha e Globo e cabe aos veículos escolherem o que deve ser divulgado. “O Wikileaks não irá julgar o tratamento dado pela Folha, cabe ao jornal decidir o que ele quer soltar”. No mundo, a parceria entre o site de Julian Assange e a imprensa é formada por The New York Times (Estados Unidos), The Guardian (Reino Unido), Le Monde (França), El Pais (Espanha) e pela revista Der Spiegel (Alemanha).

Estima-se que todos os documentos, cerca de 250 mil, serão disponibilizados para os internautas em janeiro do ano que vem. No olho do furacão, como a própria Natalia Viana, define seu atual momento, ela diz que tem sofrido pressão de diversos veículos que estão em busca do furo de reportagem, mas que “pouca gente está olhando o material” disponível no site.

O que os documentos falam sobre o Brasil
Dona de um blog pela revista Carta Capital que aborda o assunto, Natalia disse que os documentos são muito saborosos de ler. “Contam a história inteirinha do governo Lula na visão da diplomacia americana”, diz. Em um dos seus primeiros posts, os telegramas revelavam o que embaixadores dos EUA pensavam de Lula e sua cúpula de ministros, definindo Aloizio Mercadante, por exemplo, como “radical”.

Be Sociable, Share!

Comentários

regina on 17 dezembro, 2010 at 11:15 #

Parabens aos jornais Folha de S. Paulo e O Globo. Agora saberemos realmente o que “os caras” pensam “dos caras”…


Marco Lino on 17 dezembro, 2010 at 12:16 #

hehehe
Santa ironia, Regina…


regina on 17 dezembro, 2010 at 12:54 #

“Eu apoio Julian Assange, a quem eu vejo como pioneiro da liberdade de expressão, da transparência de governos e da revolução digital no jornalismo. Seu compromisso em expor as falhas de governos e negócios oferece à sociedade a chance de se proteger desses delírios. Alguns não eram simples delírios, alguns eram crimes”, disse o cineasta Michael Moore, em testemunho enviado ao tribunal inglês.
Assino embaixo.


danilo on 17 dezembro, 2010 at 13:19 #

Cuba precisa urgentemente de um Julio Assange. e aí veremos se certas pessoas estenderão ao Assange cubano a mesma solidariedade…


Marco Lino on 17 dezembro, 2010 at 13:53 #

Achei que o parabéns à Folha e Globo fosse ironia.

Recentemente (semana passada, acho) foi revelado que, depois de fortíssimo lobby, o então candidato José Serra comprometeu-se com os carcarás do norte a mudar o sistema de exploração do petróleo do pré-sal.

Folha e Globo não têm o menor interesse numa notícia dessa – até por terem participado do lobby (contra a Petrobras e o Brasil).


regina on 17 dezembro, 2010 at 15:13 #

Deixo o julgamento a vcs. De minha parte só quero ressaltar que será bemvinda qualquer descoberta dos achados do Wikileakes, uma Vitória da Intenet. Essa distraída e atrevida leitora do BP talvez não tenha todos os dados necessários para formar uma opinião do lado brasileiro, mas quero ver a política internacional, de um modo geral, desmascarada.
Ajudem-me Marco e Danilo!!!!!!!!


Jader Martins on 17 dezembro, 2010 at 16:01 #

O Danillo já foi melhor nos seus comentários neoliberais . Achei este fraquinho e extemporâneo !!Acorda Danillo!!!!!


danilo on 17 dezembro, 2010 at 18:41 #

hehehe basta Danilo falar e Jader se coça todo.

relaxe. entendo que você é propenso à sarnas. afinal é allliado de Sarney, este baluarte do progressismo lulllo-petista, e inimigo dos liberais.

e então, se surgir um Assange cubano – que logo será preso ou assassinado; voce vai protestar e pedir a liberdade do cara ou vai apoiar o seu enclausuramento?

eu neoliberal???? pensei que neoliberal fosse Lullla, afinal ellle é unha-e-carne com a banca internacional. vide as taxas de juros brasillleiras.

agora me dá licença que vou voltar pra minha rede…


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2010
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031