dez
11
Postado em 11-12-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 11-12-2010 23:53

Protesto em São Paulo hoje/Público-Reuters

========================================
A revolta que corre nas redes sociais contra a detenção do fundador da WikiLeaks ultrapassou este sábado as fronteiras da Internet, saindo para a rua em dezenas de concentrações na Europa e América do Sul. Mas mesmo com Julian Assange fora de jogo, os jornais continuam a divulgar os telegramas da diplomacia americana – o último alvo foi o Vaticano, uma estrutura descrita como arcaica e avessa a ingerências.

Entretanto, duas semanas depois de publicados os primeiros telegramas, foi este sábado conhecida a primeira reação do Presidente americano. Em conversas com o homólogo mexicano, Felipe Calderón, e o primeiro-ministro turco, Recep Erdogan, Barack Obama chamou de “deploráveis” os atos da WikiLeaks e disse esperar que o caso não manche as relações bilaterais.

Mas a cada dia surgem novos embaraços, tanto para a diplomacia americana como para os visados nos telegramas. Este sábado, o jornal “Guardian” publicava um extenso rol de informações sobre o Vaticano, como a pouco divulgada hostilidade de Bento XVI à adesão da Turquia à UE, ou a fobia da Santa Sé em relação às novas tecnologias. Mais lesiva, será a revelação de que o Vaticano recusou colaborar com a investigação às denúncias de pedofilia na Igreja da Irlanda, considerando ofensivos os pedidos de esclarecimento que lhes chegaram de Dublin.

Já o El País, outros dos jornais a ter acesso aos telegramas, noticiou que os Estados Unidos consideram a Catalunha o principal centro do islamismo radical no Mediterrâneo, tendo mesmo criado, em 2007, um grupo de espionagem especial, operando a partir do consulado de Barcelona. A preocupação, revelam telegramas agora divulgados, deve-se à presença de uma forte comunidade paquistanesa e marroquina naquela cidade.

(Informações do jornal PÚBLICO, de Lisboa, e agências internacionais de notícias)

Be Sociable, Share!

Comentários

Valdecy Alves on 12 dezembro, 2010 at 10:41 #

Precisamos cada vez mais divulgar para cada pessoa, de todas as idades, de todas nacionalidades, credos de todas faixas etárias… a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Leia matéria sobre o tema em: http://valdecyalves.blogspot.com/2010/12/direitos-humanos-declaracao-universal.html


danilo on 12 dezembro, 2010 at 12:05 #

liberdade para Assange, é claro. mas liberdade TAMBÉM para os dissidentes de Cuba e opositores do regime do Coma Andante Fidel que estão aprisionados nos cárceres da ditadura cubana.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2010
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031