“Bendito condon que tiras a Aids do mundo”

——————————————————————————————————

Imagem da polêmica na Espanha

==================================================================

Nos cartazes e no vídeo promocional vêem-se duas mãos erguendo um preservativo na ponta dos dedos, num gesto que faz lembrar o que é usado para distribuir hóstias na missa. O título da campanha – “bendito condon (camisinha), que tiras a sida do mundo” – também faz lembrar expressões das homilias. Diversas associações religiosas já consideraram a campanha “uma blasfémia”.

A iniciativa foi lançada no Dia Mundial do Combate à Aidas, 1 de Dezembro, promovida pela juventude do partido do primeiro-ministro, José Luis Zapatero, e contesta a posição da Igreja em relação ao uso do preservativo. Num vídeo da campanha é referido que “a Igreja diz que os preservativos, em vez de combaterem a doença, ajudam a expandi-la”, sublinhou a BBC. É ainda referido que, até 2009, morreram cerca de 25 milhões de pessoas vítimas de Aids.

Rafael Lozano, porta-voz do grupo católico Fórum da Família, disse à BBC que o objetivo da campanha é “atacar a comunidade cristã” e considerou-a “uma grande ofensa aos sentimentos religiosos de quem professa esta fé”.

O porta-voz das Juventudes Socialistas, Juan Carlos Ruiz, adiantou, por outro lado, que “a Igreja Católica insiste em confundir os cidadãos” e que a campanha “pretende apenas reafirmar o compromisso com a luta contra a Aids”. Ruiz adiantou ainda, em declarações ao “El Mundo”, que “a Igreja só pretende confundir os cidadãos, porque o preservativo é o único método eficaz para conter o HIV”.

(Com informações dos jornais PÚblico, de Portugal, e El Mundo, da Espanha)

Be Sociable, Share!

Comentários

Jamigo on 11 Janeiro, 2011 at 10:00 #

Os socialistas tem coragem para atacar católicos. Quero ver se têm coragem para fazer o mesmo com muçulmanos.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2010
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031