nov
25
Postado em 25-11-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 25-11-2010 13:47

O dia é dela: “olha o acarajé!”

======================================================

DEU NO CORREIO DA BAHIA

Redação

Hoje, 25 de novembro, é o Dia da Baiana de Acarajé. A data abre oficialmente o calendário de festas de Salvador. A cultura da baiana de acarajé perdura há quase 300 anos. Centenas delas tradicionalmente lotam a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, mas devido à reforma deste ano, a missa aconteceu às 9h na igreja do Carmo. Em seguida, foi feita feita uma caminhada até a Cruz Caída onde o samba de roda completou a festa.

Em seguida começaram as celebrações da 38ª edição do Dia do Samba, que será comemorado no dia 2 de dezembro. O Dia do Samba foi instituído pela Câmara Municipal do Salvador nos anos 40, como uma homenagem ao compositor Ary Barroso. As festas populares de dezembro em Salvador seguem com a consagração a três santas católicas: Santa Bárbara, Nossa Senhora da Conceição e Santa Luzia.

Santa Bárbara – A homenagem a Santa Bárbara ocorre no dia 4 de dezembro. De origem católica, a imagem foi trazida pelos portugueses no final do século XIX. Na Bahia, a festa da padroeira do Corpo de Bombeiros e dos mercados recebeu vários elementos do candomblé devido ao sincretismo da imagem da santa com a orixá africana Iansã. Realizada pelo Corpo de Bombeiros, Paróquia do Rosário dos Pretos e comerciantes, a festa ocorre entre a Baixa dos Sapateiros e o Terminal da Barroquinha, reunindo milhares de fiéis tanto da santa quanto da orixá, que no seu dia vestem tradicionalmente o vermelho, sua cor preferida.

Conceição da Praia

A homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia, no dia 8 de dezembro, é uma das festas populares mais famosas e antigas de Salvador. O culto à santa, que também é padroeira de Portugal, foi trazido pelo governador-geral Thomé de Souza, quando do seu desembarque para fundar a cidade em 1549. De lá para cá, a devoção só fez aumentar e todos os anos a festa é acompanhada por milhares de fiéis que, reunidos no largo em frente à Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, assistem à missa campal.

Organizada pela Irmandade da Conceição da Praia, com o apoio da Prefeitura de Salvador, a festa começa no fim de novembro, com a novena realizada todas as noites na igreja basílica. Além da Conceição da Praia, que foi elevada à categoria de basílica em 1946, apenas a Igreja do Bonfim e a Catedral Basílica (antiga igreja dos Jesuítas) possuem o título de honra concedido pelo Vaticano.

Santa Luzia – As comemorações em louvor a Santa Luzia, a padroeira dos olhos, no dia 13 de dezembro, ocorrem no Largo do Pilar, na Cidade Baixa. No século passado, os festejos aconteciam no Solar do Unhão que, além de uma capelinha com a imagem da santa, possui uma fonte onde os fiéis banhavam os olhos para proteger a visão ou curar os seus males. Novena, missa solene na Igreja de Santa Luzia, procissão e festejos de largo compõem a programação, com milhares de fiéis em direção ao Pilar a fim de molhar os olhos com a água da fonte. Além do Comércio, as homenagens à santa também acontecem na Paróquia Santa Luzia, no Engenho Velho de Brotas, bairro do qual é a padroeira.

Be Sociable, Share!

Comentários

luiz alfredo motta fontana on 25 novembro, 2010 at 15:38 #

Caro VHS

Eparrei Oyá!

Kawo Kabiesile!

Cabe aqui lembrar o significado deste hoje tão popular Acarajé.

Comida sagrada de Iansã e Xangô.

Aqui um vídeo oportuno para a data:

http://www.youtube.com/watch?v=0z47pMFMpFw&feature=player_embedded


luiz alfredo motta fontana on 25 novembro, 2010 at 16:16 #

em tempo

o vídeo tem continuação

aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=aeHPw4-Qcfs&feature=related


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • novembro 2010
    S T Q Q S S D
    « out   dez »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    2930