out
30
Postado em 30-10-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 30-10-2010 00:33

Dilma e Serra: mornos no debate da Globo

=======================================================

E a montanha pariu um rato. No último confronto na televisão, os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) frustaram mais que atenderam as expectativas dos eleitores e ouvintes. Fugiram do confronto direto diante dos 80 eleitores indecisos selecionados pela TV Globo para participar do programa que, a bem da verdade, nem pode ser considerado debate.

Apresentado pelo editor do Jornal Nacional, William Bonner, a Globo elegegeu um formato diferenciado no embate desta sexta-feira. Em lugar da troca de perguntas e repostas entre candidatos – ou a participção de jornalistas nas perguntas – os eleitores formularam todas as questões apresentadas aos candidatos. Com isso, Dilma e Serra alem de evitarem confrontos, praticamente não tiveram oportunidade para polemiar entre si. Assim, mantiveram o tom propositivo durante todo tempo.

O portal IG assinala em sua cobertura, que ainda assim, Dilma e Serra investiram em críticas veladas um ao outro. Repetiram muitos dos mesmos ataques lançados nos últimos debates dos quais participaram, porém com tom mais ameno e sem citar diretamente o adversário.

Dilma, por sua vez -acrescenta o IG – fez críticas à terceirização de serviços públicos. E apoiou-se em programas sociais do governo para criticar indiretamente a administração do tucano Fernando Henrique Cardoso, como no momento em que citou o programa Luz para Todos. “Antes, não tínhamos luz elétrica”, criticou a petista. Dilma abordou ainda o tema da segurança pública, em que costuma se apoiar para criticar a gestão de Serra no governo de São Paulo.

Dilma também repetiu – novamente sem menções diretas ao rival – as críticas ao tratamento dado pelo governo do tucano aos professores grevistas nos meses que antecederam a campanha presidencial. “Não se pode criar uma situação de atrito com o professor. Recebê-los com cacetete ou interromper o diálogo”, disse.

O portal Ig destaca ainda, que nem mesmo ao falar dos boatos que circularam na internet em relação à sua campanha Dilma bateu de frente com Serra. Falou genericamente sobre os rumores e apenas aproveitou as considerações finais para dizer que ficou “muito chateada” com o ocorrido. No encerramento, Serra preferiu enunciar sua biografia e pedir o voto dos eleitores.

O debate de hoje foi o quarto entre os candidatos desde que teve início o segundo turno. Cada um dos eleitores convidados pela Globo para o debate formulou cinco perguntas a serem feitas aos candidatos sobre temas como saúde, educação e investimentos em infraestrutura. Doze perguntas foram selecionadas, num total de 400. O debate registrou 25 pontos de audiência no Ibope.

(Postado por Vitor Hugo Soares, com informações do IG )

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos