out
13

Piñera a Urzúa: “você foi ótimo chefe”

======================================================
Luis Urzúa, o 33.º mineiro a ser resgatado da mina de San José, saiu da cápsula ‘Fénix 2’ pouco antes das 21h desta quarta-feira histórica e heróica no Chile. Com lágrimas nos olhos, o presidente do Chile disse-lhe “você foi um ótimo chefe”; o mineiro respondeu com o “orgulho de ser chileno”.

Os 33 mineiros encurralados desde 5 de Agosto, a 700 metros de profundidade numa mina do Chile foram já resgatados e recebidos com fortes abraços, “vivas” e lágrimas.

Luis Urzúa, o chefe de turno da mina de San José, recusou-se a abandonar o barco de que era capitão e quis ser o último membro da tripulação a ser resgatado. A sua viagem de 700 metros até à superfície de Atacama acabou há pouco. O presidente Sebastian Piñera disse-lhe que o “seu turno tinha acabado” e o mineiro agradeceu o resgate, mas não hesitou: “espero que isto não volte a acontecer”.

O presidente e os presentes cantaram o hino chileno. Mineiro e topógrafo há 31 anos, Urzúa assumiu o comando do grupo nos 17 dias em que esperaram até serem localizados pelas equipes de resgate.

Ariel Ticona, o penúltimo mineiro a ser resgatado, tem três filhos, dois rapazes e uma menina, que nasceu enquanto o pai estava retido na mina e a quem decidiu chamar Esperanza [Esperança].

Pedro Cortez, de 24 anos, foi o 31.º mineiro resgatado hoje. Pedro, separado e pai de uma menina, é eletricista, mas tornou-se mineiro incentivado pelo amigo Carlos Bugueño, o 23.º mineiro resgatado.

O 30.º mineiro a ser resgatado foi Raúl Bustos, de 40 anos. Raúl é mecânico e tem dois filhos. Trabalhava no estaleiro de Talcahuano, mas, depois do grande terremoto de 27 de Fevereiro, decidiu emigrar para o Norte do país e procurar trabalho na mina.

(Informações do Diário de Notícia, Lisboa)

“Espero que isto nunca mais volte a acontecer. Obrigado a todos, a todos os socorristas e a todo o Chile”. Foram estas as primeiras palavras de Luís Urzúa, o último dos mineiros a chegar à superfície. Neste momento, conversa com o Presidente chileno, Sebastián Piñera, com uma bandeira do país dobrada sobre os ombros e mantendo os óculos escuros para se adaptar ao exterior, mesmo sendo noite em San José.
O 26.º a sair da mina, Victor Segovia, à chegada ao hospital (Mariana Bazo/Reuters)

« anterior1234567891011121314151617seguinte »

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos