out
02
Postado em 02-10-2010
Arquivado em (Crônica, Janio) por vitor em 02-10-2010 10:51

Marina: a surpresa que voa alto

==========================================================

CRÔNICA/ UMA MULHER

VOE, MARINA, VOE

Janio Ferreira Soares

É uma pena que talvez não dê tempo, mas eu gostaria muito de ver Marina disputando com Dilma o segundo turno da eleição presidencial. Primeiro, porque ela me lembra aquela vizinha que sempre chega com um pedaço de bolo ou um chazinho de erva cidreira para acalmar os nervos da gente. Segundo, porque seria muito bacana uma disputa entre uma Silva e uma Rousseff. A propósito, se fosse uma luta pra valer eu até arriscaria dizer como seria a apresentação das duas.
“Neste canto do ringue, pesando o seu peso e mais o de toda a nação petista, ela, uma mineira com sangue búlgaro correndo nas veias; ela, que é a esperança dos companheiros que estavam controlados por Lula e que sonham em voltar a vestir camisetas com a foto de Che Guevara no peito; ela, que não é de brincadeiras e já foi acusada de ter feito chorar o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli; ela, que ao contrário de Lula (que sempre foi uma metáfora em constante aperfeiçoamento) é uma grande interrogação, a começar pelas sobrancelhas flexionadas em arco. Com vocês, o furacão dos pampas, Dilma Vana Rousseff!”
“No outro canto do ringue, pesando o suficiente para flutuar acima do bem e do mal, ela, que veio dos cafundós do Acre; ela, que perdeu a mãe aos 15, contraiu hepatite aos 16, e mais cinco malárias e uma leishmaniose; ela, que foi empregada doméstica, estudou no Mobral e se formou em História; ela, que aos 36 anos foi a senadora mais jovem da história da república, e depois foi ministra do Meio Ambiente no governo Lula; ela, que por não concordar “com ganhos exacerbados para poucos e resultados perversos para os mais pobres”, pediu demissão, saiu do PT e foi para o PV. Com vocês, a caboquinha Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima!”
E quando a platéia já imaginava um massacre, milhões de silvas (incluindo Lula, Marisa e José Alencar) fariam uma grande corrente e ela flutuaria tal um raro colibri, espalhando uma essência mágica sobre todos, que, hipnotizados, lhe dariam uma bela vitória no ringue e nas urnas. Voe, Marina, voe.

Janio Ferreira Soares, cronista, é secretário de Cultura e Turismo de Paulo Afonso , na margem baiana do Vale do São Fracisco)

Be Sociable, Share!

Comentários

luiz alfredo motta fontana on 2 outubro, 2010 at 11:33 #

Prólogo necessário:

Sempre é bom lembrar que…

Roussef parace sinônimo de pesadelo

Serra assemelha ressaca

————————————————-

A “Silva”, com quem sonha Janio, talvez…

Porém, a “Vaz de Lima”, parece ser a tradução da candidata Marina

Esquece Jânio, embora em ato falho a nomine como Vaz de Lima, alguns “pequenos” detalhes da sua peso-pena.

Fábio Vaz de Lima, o “consorte” da candidata, foi nomeado “assessor parlamentar”, no gabinete de Marina, pelo fiel suplente Sibá Machado, quando a então senadora ocupava a pasta do Meio ambiente. Flagrados pela imprensa, sem ter como explicar, resolveram com a famosa receita de sempre, o moço saiu, e o silêncio cuidou de arrumar a sala.

Marina, em sua tentativa de ser a “preferida”, já que restou “preterida”, busca o manto de terceira opção, não por discordar das outras duas, tanto que repete que deseja governar com o melhor de ambas, resta saber o que significa este “melhor dos dois”.

Voltando ao marido esquecido, ao menos na campanha, sabe-se que o mesmo não permaneceu no limbo por muito tempo, após a saida à francesa do gabinete da esposa, viu-se premiado como secretário do governo petista no Acre, afinal Binho Marques, o governador, é amigo de longa data da ex-ministra.

Binho Marques parece ser generoso com os amigos, conforme noticia a edição de hoje da Folha de São Paulo .

“PF vasculha gabinete de governador do AC

Investigação busca provas de uso da máquina para ajudar campanha de Tião Viana, candidato do PT ao governo

Binho Marques abre processo administrativo para apurar acusações; Tião Viana nega uso da máquina administrativa

ELIANE TRINDADE
ENVIADA A RIO BRANCO

FREUD ANTUNES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Polícia Federal cumpriu ontem sete mandados de busca e apreensão no gabinete do governador do Acre, Binho Marques (PT), e em outros órgãos estaduais, além da Prefeitura de Rio Branco.
A operação foi desencadeada por volta de meio-dia em busca de provas do uso da máquina administrativa na campanha acriana.
Foram apreendidos seis computadores e documentos. O Ministério Público Federal realizou a ação para investigar o trabalho de jornalistas e fotógrafos vinculados ao governo que estariam atuando na campanha do candidato Tião Viana (PT), líder das pesquisas com quase 60% das intenções de voto.””

Mas, Janio sustenta que Marina é campeã de ética.

Diz que a candidata,..”por não concordar “com ganhos exacerbados para poucos e resultados perversos para os mais pobres”, pediu demissão, saiu do PT e foi para o PV.”

Estranho, não parecia ser esta a razão, afinal nem mesmo quando imolaram sua companheira de senado, a Lucia Helena, a então senadora, a tudo acompanhou, de maneira impávida, vestida de xale e envolta em serenidade britânica, não esboçando, à época, nenhuma reação, afora o olhar compungido de estilo.

Mas Janio a contempla com medalhas de honra ao mérito, transformando sua saida como a “preterida” do rei, em ato de rebeldia ética.

Pena que, ao que parece, “Vaz de Lima” tem maior afinidade com a realidade do que a “Silva” envolta nos afagos de Janio.

Epílogo:

Entre estas opções, apenas uma salvação, seja qual for o resultado, por sorte, será transitório, restando sempre a possibilidade de um futuro mais promissor, em que Janio enfim, encontre um real motivo para elogios.


Mariana Soares on 2 outubro, 2010 at 12:43 #

Lindo, muito lindo mesmo, caro Jânio, esta sua crônica sobre esta nossa surfista da grande onda verde, que ora começa a se espalhar por este nosso Brasil ainda tanto por crescer e amadurecer. Talvez ainda não tenha chegado a hora dessa nossa valente e delicada Marina Silva, mas, tenha certeza, ela já disse a que veio e, melhor ainda, deixou uma enorme esperança, que, por coincidência, também é verde!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos