set
29
Postado em 29-09-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 29-09-2010 11:56

Mario Tupinambá representando na TV

======================================================

=======================================================

No hospital São Lucas, no Rio de Janeiro, onde estava internado desde 8 de agosto, morreu na última segunda-feira, 27, aos 78 anos, o humorista baiano Mario Tupinambá, como ficou famoso nacionalmente o grande artista, embora registrado no cartório de Nazaré das Farinhas, no Recôncavo Baiano, como Juvemário de Oliveira Tupinambá.
Mário sofria de insuficiência cardíaca e diabetes. Segundo o boletim médico divulgado pelo São Lucas, a causa da morte foi um choque cardiogênico.
Um dos últimos representantes da grande geração de humoristas da Bahia, que teve em Zé Trindade seu nome mais notável, consagrado no rádio e depois em filmes famosos do chamado período da chanchada no cinema brasileiro, Mário Tubinambá ressurgiu para a fama por conta do personagem Bertoldo Brecha – criado em homenagem ao dramaturgo alemão Bertold Brecht -, da Escolinha do Professor Raimundo (Globo). Os bordões do personagem, como “Veeeeeeeenha!” e “Camarão é a mãe”, caíram na boca do povo na época.
Conduzido por Chico Anísio, o programa estreou em 1990 e foi transmitido até 1995. Voltou em 1999 e ficou até o fim de 2001, mas sem Mário, que se mudou para a Escolinha do Barulho (Record). Lá, lançou outro bordão, “Zé fini, tá na boca do Brasi”.

Mario Tupinambá começou a carreira trabalhando como radialista. Depois foi para a TV e produziu roteiros de programas de humor de Chico Anysio, na Globo. Só mais tarde estreou como humorista. Deixa um filho e sim 6 (seis); Ana Cristina Almeida Tupinambá; Marcia Cristina Almeida Tupinambá; Daniela Tupinambá; Debora Tupinambá , Daniel Tupinambá e o dublador e ator Mário Tupinambá Filho.

E muitas saudades nos baianos e brasileiros. Para amenizar, Bahia em Pauta reproduz o vídeo com cena antológica do filme “Titio não é sopa”, onde o humorista contracena com o também notavel e saudoso compositor baiano Gordurinha, que interpreta a música “Baiano Burro Nasce Morto” .
Para rir e chorar de saudades, mas daquelas boas como canta Luiz Gonzaga em seu baião imortal.”Prá mode o cabra entender que é feliz sem saber, pra não sofrer”!!!

( Vitor Hugo Soares, editor)

Be Sociable, Share!

Comentários

Daniel Tupinambá on 29 setembro, 2010 at 12:09 #

apenas uma correçao, na verdade meu pai “Mario Tupinambá” não deixou apenas um filho e sim 6 (seis) filhos (Mario Tupinambá (Filho); Ana cristina Almeida Tupinambá; Marcia Cristina Almeida Tupinambá; Daniela Tupinambá; Debora Tupinambá e Daniel Tupinambá.)

Grato

Daniel Tupinambá


vitor on 29 setembro, 2010 at 13:49 #

Daniel

Está feita a correção na nota de tributo do Bahia em Pauta ao seu pai. Desculpe o equívoco e muito obrigado pela gentileza da informação. Que bom que você leu o BP e assim fica mais fácil e direto para nós dizer quanto admiramos o notável artista que foi Mario Tupinambá e quanta saudade sua partida deixa nos baianos e brasileiros. Um abraço de conforto para vc e toda a sua família. Pode estar certo que este site blog baiano será um permanente guardião e divulgador da memória do grande artista Mario Tupinambá.
Abraço solidário
Vitor Hugo Soares, editor do BP


Regina on 29 setembro, 2010 at 14:43 #

O vídeo é uma jóia rara, não tem preço! Descanse em paz! Deixa saudades!

Regina Soares


luiz alfredo motta fontana on 29 setembro, 2010 at 15:02 #

Um cadinho de tristeza a mais

Um humorista sai de cena

Especialmente este

“Juvemário de Oliveira Tupinambá”

Em algum recanto aprazível

Anjos entoam, ressoando “Bertoldo Brecha”:

– Veeeeeeeeeeenha!!!!

Quanto a nós

Seremos um pouco mais ricos em saudades!


Izaias Tupinambá on 5 outubro, 2011 at 21:44 #

É muito bom saber que um artista tão ilustre e talentoso é baiano, e tendo este sobrenome – é motivo de muito orgulho. Apesar de ser uma familia pequena, nós nos amamos muito. Saudades…….. veennhhha…..


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2010
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930