set
22

Deu em O Globo online (Eleições 2010)
O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, afirmou nesta quarta-feira em entrevista ao “Bom Dia Brasil”, da TV Globo, que há no país hoje “uma chantagem sobre a imprensa brasileira”. Segundo o tucano, a liberdade de imprensa “é a condição para a existência da democracia”.
– O Brasil vive um período crítico da sua história. As pessoas hoje estão satisfeitas, mas é preciso que estejam satisfeitas amanhã – disse Serra nas considerações finais.
– Temos que ter uma economia forte, temos que ter avanços na segurança, avanços na educação, na defesa das liberdades, que hoje é um assunto que se coloca de forma muito impactante, inclusive da liberdade de imprensa que é a condição para a existência da democracia. Hoje temos uma chantagem sobre a imprensa brasileira. Eu sou um defensor da liberdade da nossa imprensa – completou.
A declaração do candidato foi feita um dia depois do presidente Lula criticar a imprensa , afirmando que nem tudo o que é publicado é verdade. Em comício no último sábado, Lula já havia afirmado também que a população não precisa mais de formadores de opinião e acrescentou: “nós somos a opinião pública”.
Ainda durante a entrevista, Serra criticou a política de comércio exterior e, segundo ele, o “Brasil atua com burrice nesta área”. O candidato defendeu a “defesa comercial” da indústria, principalmente contra importações irregulares, mas negou que vá criar barreiras ao comércio internacional caso seja eleito.
– Vou fazer defesa comercial porque o Brasil atua com burrice nesta área. Produto chinês paga metade do preço, entra e paga por fora. A mercadoria importada não paga imposto e a produção nacional paga. Isso não tem cabimento. Todos os países civilizados se defendem e nós não – afirmou o candidato, lembrando que até três pares de sapatos chegam ao Brasil numa única caixa, driblando a importação legal.
– A indústria (brasileira) que paga imposto e o importado paga metade do imposto porque metade entra por fora (sem imposto). A China exportava para o Brasil US$ 10 milhões de têxteis e o Brasil importava US$ 5 milhões. Os outros cinco entravam por fora sem pagar imposto e o empresário nacional têxtil prejudicado com uma concorrência desleal – acrescentou
========================================================
Leia mais da entrevista de Serra:

http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010

Be Sociable, Share!

Comentários

ISA on 22 setembro, 2010 at 14:40 #

Vivemos uma situação q. beira o surrealismo: um presidente q. teve uma caminhada democrática bonita, de repente pega do bolso uma candidata, manchando seu passado histórico, no sentido de promover um produto de qualidade bem diferente dele. Bem, acho o Serra equilibrado, preparado e suas reflexões pertinentes. Precisamos de imprensa livre e independente


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2010
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930